Conectando pessoas através do esporte

Alimentar-se adequadamente é essencial para garantir um bom desempenho nas corridas. Então, alimentação do praticante de corrida precisa ser balanceada tanto em macronutrientes (carboidratos/proteínas/gorduras) quanto em micronutrientes (minerais e vitaminas). No texto de hoje a Nutricionista Patrícia Anésio traz dicas de alimentos que potencializam a corrida, então se liga nas dicas!

Sempre que pensamos em alimentação voltada para o corredor é interessante incluir alguns alimentos que podem potencializar o rendimento na corrida e a recuperação muscular. Portanto, listamos abaixo 5 alimentos que potencializam a corrida:

1 – Beterraba

Imagem: Freepik

Ela possui uma substância capaz de reduzir a fadiga, essa substância se chama betaína. Além disso, ela também é rica em nitrato que se transforma em óxido nítrico. Além disso, estudos sugerem que o óxido nítrico aumenta a eficiência energética e melhora a contração muscular. Uma sugestão é bater shakes com beterraba no pré-treino!

2 – Oleaginosas

Imagem: Freepik

São riquíssimas em nutrientes e não pode faltar na alimentação do corredor! Além de fornecer bastante energia, elas são ricas em vitaminas importantíssimas no esporte, como o magnésio, zinco e selênio. Só não vale exagerar na quantidade, afinal é um alimento de alto valor calórico! São exemplos de oleaginosas as castanhas, pistache, amêndoas e avelã.

3 – Frutas vermelhas

Imagem: Freepik

As frutas vermelhas se destacam pela alta concentração de nutrientes como as antocianinas e resveratrol. O exercício físico faz com que nosso corpo libere muitos radicais livres (afinal, é um estresse para ele). Os compostos bioativos presentes nas frutas vermelhas são muito indicados para ajudar no controle desses radicais livres. Então, tente incluir esse grupo alimentar na sua rotina alimentar.

4- Batata doce

Imagem: Freepik

Não é segredo para ninguém que a batata doce é a queridinha do praticante de exercício físico, não é mesmo? E na corrida não é diferente! A batata doce apresenta baixo índice glicêmico o que faz com que você tenha energia por mais tempo. Vale a pena testar no próximo pré-treino. 

5 – Abacate

Imagem: Freepik

Além de contribuir para o aporte de energia, é uma ótima fonte de gordura, vitamina E, magnésio e b-sitosterol que potencializa sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Portanto, é um ótimo pré treino para quem quer energia na corrida.

E então, você consome algum desses alimentos no pré ou pós treino? Conta pra gente aqui nos comentários! E se você gostou dessas dicas, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos corredores, afinal alimentos que potencializam a corrida são de interesse de todos que praticam!

Inclusive, você quer mais dicas sobre alimentação para corridas? Então confere essa seção do nosso blog que está recheada de dicas!

Compartilhe
Patricia Anésio

Nutricionista graduada pela PUC-Campinas e pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP. Atua em Nutrição Clínica com foco no esporte. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X