Conectando pessoas através do esporte

Está inscrito para correr a primeira trail run mas não sabe o que te espera? Fica tranquilo(a) que você chegou ao blog certo! Nesse post vamos te dar 5 ótimas dicas para você tirar sua primeira trail de letra e aproveitar ao máximo essa experiência! Vamos lá?

1) Treine subidas

Sim, quem vai para uma prova trail precisa estar preparado para as mais desafiadoras subidas, afinal, elas geralmente ocorrem em locais montanhosos e com terreno bem irregular. Então estar treinado para subidas é imprescindível! Claro que você não precisa subir todas elas correndo (algumas são praticamente impossíveis), mas se estiver preparado para enfrentá-las já está a um passo do sucesso. Não se esqueça de nunca treinar sozinho e sempre planejar o seu percurso para não correr o risco de se perder!

2) Corra equipado

Para uma corrida trail o ideal é que você utilize alguns equipamentos que vão tornar a sua corrida mais segura e confortável. Um dos itens indispensáveis é a meia de cano mais alto, para evitar ser picado por carrapatos e pequenos insetos que possam estar presentes no percurso. Outro item que é indispensável ter é uma lanterna, caso a prova seja noturna, e lembre-se sempre de manter ela sempre carregada, já imaginou você ficar no escuro no meio da prova? Já quando o evento for durante o dia, um item que não pode ficar de fora do seu kit é o protetor solar, busque sempre um protetor especifico para esportes, você não vai querer nada escorrendo em seus olhos durante seu percurso. Um item muito importante também para te proteger do sol é a bandana, além disso em locais muito secos, ela irá te ajudar na hora de pegar aquele estradão de terra, afinal inalar poeira nunca foi agradável.

Foto: Explore Botucatu 2018

3) 1km na rua não é igual 1km na terra

Essa é uma dica de ouro. Se você vai para uma prova trail, não pense em fazer tempo melhor do que os de prova de rua! As dificuldades do terreno, altimetria e diversos outros fatores vão te deixar mais lento, e se for com a idéia de RP ou fazer tempo, você pode se frustrar. Foque em curtir cada km da prova, e deixe o tempo de lado nesse primeiro momento! É a sua primeira trail run, aproveite sem cobranças!

4) Seja auto suficiente com sua hidratação

Foto: Ultramaratona Trail Run CS – 2018

Com certeza você já deve ter visto alguns atletas usando mochila de hidratação, e sim, para quem quer ser um trail runner ela é um item indispensável. Primeiro porque para fazer os seus treinos, você vai precisar para se hidratar, e segundo porque em provas trail a distância entre os pontos de hidratação é geralmente maior, e pelo percurso exigir mais de você, pode dar mais sede. Então já coloque na lista de itens que “tem que ter” uma mochila de hidratação. Óbvio que para sua primeira trail run você não precisa de uma, mas cogite a possibilidade para as próximas!

5) Escolha o tênis ideal para esse tipo de prova

Essa é mais uma das dicas de ouro que temos pra você nesse post! Use tênis para trail run. Os tênis específicos para essa modalidade possuem pequenas “travas” em seu solado, que te ajudam a não escorregar durante o percurso, principalmente se estiver chovendo ou com trechos de barro (o que é bem comum em uma prova trail). Existem diversos modelos no mercado, e se quiser uma dica para saber mais sobre eles, acessa o canal Tênis Certo, que com certeza lá eles vão te ajudar na escolha!

Essas são as principais dicas que temos para que você aproveite muito a sua primeira trail run, e temos certeza que com esse conhecimento você vai curtir muito mais a prova!

Nem sempre é fácil

E para te motivar ainda mais, recebemos um depoimento do atleta Ultramaratonista Valmir Lana Jr, contando sobre a sua experiência com a primeira prova Trail que correu! Se liga:

Foto: Arquivo Pessoal Valmir Lana Jr

“Minha primeira prova Trail foi um grande e belo tapa na cara, eu vinha de uma belíssima estreia em meia maratona de asfalto, um sub 1h30min e estava me achando “O CARA”. O nome da prova era “Desafio da Serra”, a distância 32km com 1500m de desnível positivo (todas subidas acumuladas), pensei, se faço 21km em menos de uma hora e meia, 32km com 1.500 devo terminar em menos de 3h. Ledo engano, subestimei a montanha e a distância, sofri como merecia sofrer, fui obrigado a caminhar por não ter mais forças para seguir nem trotando.

Finalizei a prova com 4h35min com a certeza que precisava treinar muito mais para me desafiar nas trilhas a fora e em minha cabeça martelava uma só coisa: é isto que quero fazer pro resto de minha vida… correr montanha, explorar minha capacidade física, desenvolver meu autoconhecimento e explorar as trilhas do mundo.

Então se quiserem entrar para o Trail se preparem para a paixão, avassaladora, louca e desvairada. Mas tenham calma, procurem um treinador ou assessoria para que suas primeiras experiências não sejam ruins. Respeite as distâncias e principalmente sua capacidade física, lembre-se que não precisa sofrer para viver o trail, você precisa é estar condicionado e treinado para enfrentar o desafio a que você se propõe.

Meu nome é Valmir Lana Jr., sou diretor da Revista Trail Running, atleta Columbia Brasil e Ultramaratonista de montanha. Tenho em meu currículo algumas das principais provas do Brasil e do Mundo, como o Ultra Trail do Mont Blanc (UTMB), na França, uma prova de 171km com 10.000m de desnível positivo acumulados e considerada o maior evento de Ultra Trail do mundo.”

Curtiu o post? Nós aqui da Chelso Sports temos várias provas de Trail Run em nosso calendário. Para iniciantes na Trail, uma das provas que recomendamos são as etapas da Corrida Explore, que vale super à pena correr! A Wolf Series e a Trirex Endurance também são ótimas opções para quem curte essa modalidade! E para quem quer ir além, a Ultramaratona Trail Run CS também é um baita desafio! Para saber mais acesse nosso site www.chelso.com.br e veja o nosso calendário completo!

Compartilhe
Chelso Sports

Chelso Sports atua há 13 anos conectando pessoas ao esporte. Possui em seu calendário desafios presenciais e virtuais de diversas modalidades. Acesse nosso calendário de eventos e saiba mais!

Deixe uma resposta

X