Conectando pessoas através do esporte

Ao passear pelos parques, clubes ou até mesmo nos condomínios não é difícil encontrar alguém sentado alongando ou calmamente parado de cabeça para baixo não é mesmo? A prática de posturas de Yoga tem gerado uma repercussão nunca antes vista na sociedade ocidental e, principalmente, no Brasil. Nos últimos anos várias capas de revistas e matérias nos programas de televisão foram destinadas ao tema Yoga. 

Mas no que isso está relacionado ao universo da corrida? No post de hoje nossa colunista Joselia Doimo explica!

A palavra yoga significa “união”, a harmonização da ação física e mental, ou seja, a pessoa agir de forma consciente sobre seu corpo, emoções e pensamentos em seu dia a dia e ainda, de forma que a mente e corpo estejam em concordância. 

Como funciona o Yoga

O sistema da prática de Yoga exposto há mais ou menos dois milênios, conhecido como YogaSutra de Patanjali, é constituído por 8 passos:

  1. Yamas: Normas de conduta;
  2. Niyamas: Atitudes;
  3. Âsanas: Posturas de Yoga;
  4. Prânâyâma: Técnicas respiratórias distintas;
  5. Pratyâhâra: Abstração dos sentidos;
  6. Dhâranâ: Concentração;
  7. Dhyâna: Meditação;
  8. Samadhi: Super consciência, iluminação.

Todos esses passos são muito importantes dentro da prática, e para os corredores podemos trabalhar Seis asanas (posturas) que vão auxiliar na prática da corrida.

Vrikshasana (Postura da árvore) 

Foto: Freepik
  • Benefícios: Alonga coxas, panturrilha, tornozelos e coluna; alonga virilha e parte interna da coxa, peito e ombros.
  • Como executar: Em pé, apoiado apenas em uma perna, colocar a planta do outro pé na coxa oposta e elevar os braços acima da cabeça unindo as palmas das mãos. Em alternativa, as mãos podem ser colocadas unidas em frente ao peito. Repita com o outro lado.

Adho Mukha Svanásana (Postura do cão olhando para baixo)

Foto: Freepik
  • Benefícios: Desenvolve elasticidade e força nos braços e nos ombros; alonga a coluna; cria grande flexibilidade nos tendões da perna e nas panturrilhas.
  • Como executar: Em pé, olhe para baixo e coloque as mãos no chão com os braços paralelos à cabeça. Mantenha as mãos e os pés no mesmo lugar, os joelhos afastados na mesma distância do quadril e as mãos, na mesma distância dos ombros. Espalhe os dedos das mãos e pressione firmemente toda a palma da mão no solo. Dobre os dedos dos pés, de maneira que o calcanhar saia do chão. Levante os joelhos e leve a pelve para cima e para trás, deixando os joelhos flexionados. Em vez de levantar o corpo em uma flexão, pressione-o para baixo. Imagine-se empurrando o chão para baixo e longe da pelve.

Virabhadrasana (Postura do Guerreiro).

Foto: Freepik
  • Benefícios: Fortalece os músculos do quadríceps; alonga os tornozelos e as canelas; alonga psoas e a frente do corpo.
  • Como executar: Em pé com um pé a frente do outro. Os pés devem estar firmes no chão, o peso do corpo bem distribuído nas solas com as bordas coladas no chão e braços a frente do corpo na linha dos ombros com as mãos unidas. Eleve os braços acima da cabeça, flexione a perna da frente e incline levemente seu corpo para trás procurando olhar para as mãos. Não deixe que o tronco se mova para frente, ele deve se manter na vertical; contraia o abdômen; alongue os braços, mãos e dedos na altura dos ombros e mantenha os braços alinhados. Encaixe as escápulas, desça os ombros e abra o peito. Quadris e ombros devem estar alinhados. Repita para o outro lado.

Bhujangásana (Postura da Cobra)

Foto: Freepik
  • Benefícios: Restaura a flexibilidade da coluna, fortalecendo os músculos paravertebrais.
  • Como executar: Deitado no chão de barriga para baixo, colocando as palmas das mãos na altura das axilas erga a cabeça e curve o pescoço para trás levando o queixo para trás e para cima, quando chegar ao limite acione os músculos das costas e pela contração dessa musculatura erga lentamente o peito.

Naukasana (Postura do Barco)

Foto: Freepik
  • Benefícios: Fortalecimento abdominal.
  • Como executar: Deitado de costas com os braços ao lado do corpo, eleve as pernas unidas ate um ângulo de 45° do chão, levante o tronco e a cabeça ate um ângulo de 45°. Estenda os braços a frente e mantenha a postura enquanto estiver confortável.

Paschimottanasana (Postura da Pinça)

Foto: Freepik
  • Benefícios: Alongamento posterior.
  • Como executar: Sentado com as pernas estendidas, incline o corpo a frente tentando alcançar os dedos dos pés com as mãos, flexione os cotovelos e tente colocar a testa nos joelhos. Mantenha a postura confortável e estável. 

A prática de Yoga traz muitos benefícios para os corredores, começando com essas 6 posturas diariamente, o corredor ganhará a longo prazo equilíbrio, força e alongamento, requisitos importantes para uma boa corrida.

E você, já pratica Yoga? Sabia desses benefícios que ela trás para a corrida? Conta pra gente aqui nos comentários!!

Quer mais dicas sobre exercícios que podem te ajudar na hora de correr? Então acessa ESSE LINK.

Compartilhe
Joselia Doimo

Joselia Doimo é Profissional de Educação Física formada pela UNESP de Rio Claro com especialização em Atividades Físicas para Grupos Especiais. Atua como Personal Trainer e Professora de Pilates e Yoga. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X