Conectando pessoas através do esporte

Muita gente vive o tempo todo procurando dietas milagrosas, exercícios voltados para emagrecimento e fórmulas mágicas, mas o verdadeiro desafio está em mudar os hábitos, afinal, muito melhor que ficar buscando atalhos, é aprender a ter bons hábitos! O post de hoje escrito pela Nutri Patrícia Anésio traz 8 dicas para ter hábitos mais saudáveis.

1 – Tente priorizar o consumo de alimentos naturais

Foto: Freepik

Frutas, verduras e legumes, essa deve ser a base da sua alimentação. Quanto mais natural, melhor. Evite tudo que venha em embalagens e faça valer a “comida de verdade”.

2- Nem sempre que você sente fome, está sentindo fome física 

Temos 2 tipos de fome: a fome física e a fome emocional. É importante você conseguir distinguir as duas. A fome física vem aos poucos, não é seletiva e quando você consome água a fome ameniza. Já a fome emocional vem do nada (você estava sem fome 5 min atrás e do nada está faminto), normalmente é seletiva (ex: fome de bolo, fome de salgado, fome de pipoca) e mesmo quando você come, continua com fome. Sempre que sentir fome, faça uma análise e veja se realmente é necessário se alimentar ou se é apenas para suprir algo emocional.

3 – Você pode consumir alguns industrializados “do bem”, mas é fundamental saber o que está comendo

Não se deixe levar pelo nome que está no rótulo, aprenda a ler a lista de ingredientes. A dica é: tudo o que é alimento, nós conhecemos o nome. Quando você encontrar aqueles nomes complicados (que você não encontra para comprar no mercado) saiba que é química, então escolha sempre as melhores opções.

4 – Hidratação

A água é elemento fundamental para nosso organismo e muitas vezes a gente acaba “esquecendo” de beber. A dica é: faça um cálculo de 35-45ml/kg de peso/dia e se habitue a levar sempre uma garrafa com você.

5 –  Uma boa qualidade de sono é importante para melhorar seus hábitos

Imagem: Freepik

Evite ficar com luz no rosto perto da hora de dormir, tente não dormir muito tarde e caso se sinta muito agitado a noite, tente incluir alguns chás com perfil mais calmante como camomila, melissa e mulungu. Quem dorme bem é mais saudável!

6- Mastigação é muito importante!

Você precisa ajudar o seu organismo a fazer digestão, além disso, a mastigação ajuda e muito na parte de saciedade. Então se concentre na hora de comer e mastigue bem os alimentos.

7- Cuidado com dietas muito restritivas

Quando você pensa em mudança de hábitos está pensando em mudar seu estilo de vida para sempre. Ninguém consegue seguir uma dieta muito restritiva por bastante tempo, normalmente elas tem prazo de validade e quando terminam as pessoas voltam aos hábitos normais e acabam engordando novamente. Lembre sempre: se reeducar é o melhor caminho!

8- Pratique exercício físico regularmente

Imagem: Freepik

Essa todo mundo já está acostumado a ler, mas é sempre bom reforçar. A prática de exercício físico diário contribui muito para o melhor funcionamento do organismo e ainda te deixa cheio de endorfina e energia para o seu dia! Escolha uma atividade que te dê prazer em fazer e bora se exercitar!

E então, curtiu as dicas? Bora colocar em prática? Você pode ler mais dicas sobre nutrição e hábitos saudáveis NESSA SEÇÃO em nosso blog!

Compartilhe
Patricia Anésio

Nutricionista graduada pela PUC-Campinas e pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional pela VP. Atua em Nutrição Clínica com foco no esporte. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X