Conectando pessoas através do esporte

Olá, corredores de plantão! Hoje vim bater um papo com vocês sobre um assunto que vários alunos meus (e não alunos também) vivem questionando. Aquecer antes de correr é obrigatório? Você já deve ter visto (ou até mesmo vivenciado) algumas pessoas que chegam para o treino ou prova e simplesmente ligam o relógio, a música e esperam a largada ser dada; saem como foguetes e no meio do percurso e “quebram”. Distensão, fadiga, cansaço, câimbras entre outros motivos causam essa queda de desempenho de forma abrupta; e todos eles podem ter sido gerados pelo simples fato da falta do aquecimento. Sendo assim, saiba que aquecer antes de correr não é frescura!

Aquecer antes de correr não é frescura. Entenda!

Quando estamos em repouso, nossa FC é cerca de 70bpm, e iniciar qualquer atividade intensa sem ‘preparar o motor’ pode causar danos bem complicados para o corpo. Imagine que você liga seu carro, que estava na garagem a noite toda, e sem aquecer resolve engatar a 3ª e sair cantando pneu. Imaginou? Agora me diz, o que você acha que vai acontecer com o carro?

Diversos problemas mecânicos! E com o nosso corpo não é diferente! Além do stress fisiológico (déficit de oxigênio, hiperventilação, taquicardia) ocorrem o stress mecânico, ou seja, as articulações e tendões não estão lubrificados, os músculos não estão aquecidos o suficiente e as chances de “pane” (lesões) são bem maiores. 

+ Confira mais dicas sobre treinamentos no Blog da Chelso Sports.

Então antes que você fale: “ah, mas eu aqueço toda vez”, entenda que se alongar e realizar pequenos saltitos no lugar não são as melhores opções antes do seu treino. 

Realizar exercícios específicos antes da corrida melhora o desempenho, previne lesões e dá o ‘start’ para que seus músculos e seu sistema neuromuscular entrem em sintonia, eleva a FC para que o sangue aumente sua circulação de forma gradativa. Você não precisa de muito tempo, algo em torno de 5’ a 10’ já são suficientes para preparar seu corpo.

O ideal, e mais indicado, são exercícios dinâmicos que envolvam as principais articulações (ombro, quadril e tornozelo) e os educativos que preparam o corpo para a atividade a ser executada em seguida.

Notem que os educativos ajudam a ter uma corrida mais eficiente, evitando qualquer tipo de lesão (menor desgaste físico) e ainda melhoram seu desempenho (o tão sonhado recorde pessoal). 

Bora então conhecer alguns exercícios para que seu aquecimento seja mais eficiente?

Dinâmicos:

  1. GIRO DE QUADRIL
  2. FRANKSTEIN
  3. CÍRCULOS DE BRAÇOS
  4. PIRIFORME

Educativos:

  1. HOPSERLAUF

      2. KICK OUT

       3. DRIBLING

       4. ANFERSEN

 

Então lembre-se que, a partir de hoje, você tem um compromisso com o aquecimento antes de partir para acumular seus km´s! E para que esse “dever de casa” fique bem fixo na sua rotina, sempre que fizer: filme, marque a Chelso e me marque também! Depois me conta se tua corrida não melhorou bastante .

Compartilhe
Vanessa Haas

Vanessa Haas (Cref167597-G/SP), é formada em Educação Física pelas Faculdades Claretianas (2017/2020). Pós-graduanda em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize. Especialista em corrida de rua, treinamento funcional e core Training. Proprietária e Personal Trainer do Lótus Studio de Treinamento e Saúde Integrada INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X