Conectando pessoas através do esporte

Benefícios da acupuntura no esporte! O crescimento do esporte, de modo geral, é notório nas últimas décadas. E nesta proporção crescem e evoluem os treinamentos desportivos. Entre eles, destacam-se as corridas de rua e maratonas.

Quando um atleta participa de corridas uma de rua, ele pode ter vários objetivos: superar desafios, manter a boa forma ou apenas diversão. Seja qual for o seu objetivo, é certo que o risco de lesões existe e precisa ser previsto.

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Já ouviu falar dos benefícios da acupuntura no esporte?

A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste na estimulação de pontos específicos através de agulhas. A estimulação desses pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da M T C, é responsável pela fisiologia do corpo humano. Mas o tratamento em geral não se baseia apenas em agulhas. São utilizados também outros recursos da Medicina Chinesa como, moxabustão, gua-shá, ventosaterapia, auriculoterapia, dietoterapia chinesa, etc.

Muitas vezes, as competições são decididas em detalhes. Frações de segundo podem ou não levar o atleta ao êxito. Diante disso, qualquer fator é de extrema importância para melhorar a performance do atleta.

A maior busca hoje é evitar lesões – que levam ao afastamento das atividades e treinos e melhorar o rendimento – que levam ao topo. Embora para alguns atletas de alta performance a dor ser um estímulo, um obstáculo a mais a ser vencido, como sugere o ditado “no pain, no gain”, é raro alguém praticar esportes com dedicação e não sofrer alguma lesão durante a vida. Neste caso, a grande vilã é a dor, o que interfere de forma considerável a evolução nos treinos, levando a incapacidade física e até mesmo distúrbios emocionais.

Há relatos que há mais de 3.000 anos já se utilizavam pontos especiais de acupuntura que aumentavam a resistência de lutadores, antes de longos combates de lutas marciais. Estudos revelam que a acupuntura pode aumentar de forma significativa a capacidade aeróbica e anaeróbica, melhora da força muscular, melhora da performance física e desempenho desportivo.

Um estudo realizado na Universidade Castelo Branco /RJ, concluiu melhora de mais de 98% na força máxima dinâmica e na força explosiva. A técnica milenar chinesa pode ser uma grande aliada para quem é do mundo da corrida, seja para os iniciantes ou experientes. A prática ajuda tanto no período anterior quanto no pós treino.

A acupuntura traz a sensação de relaxamento, essencial na situação de tensão pré-corrida, além do alívio nas dores e lesões musculoesqueléticas causadas pelo treino e posteriormente à prova.

  • Promove o equilíbrio das funções afetadas pelo esforço da corrida, com efeito oxidativo, e relaxa a musculatura pós-esforço.
  • Recupera lesões musculoesqueléticas e articulares.
  • Melhora o tônus e elasticidade muscular, aumenta a potência e resistência muscular, reduz a fadiga e melhora o fluxo sanguíneo e oxigenação tecidual.
  • Também auxilia no aspecto emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, o hormônio do estresse e da ansiedade.
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono, essencial para um bom desempenho, considerando o nível de regeneração/recuperação. Consequentemente, acorda melhor, mais disposto, com mais vigor e se sentindo preparado para os próximos treinos.

“Com Qi e Sangue sem harmonia, as centenas de doenças são mudadas, transformadas e geradas.”
Livro Ditados da Medicina Chinesa.

Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.

Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.

Compartilhe
Milena Vidal

Milena Vidal Fisioterapeuta Pós graduada em Fisioterapia cardiorrespiratória Pós graduada em Acupuntura Estudos avançados em Acupuntura na Universidade de Medicina Chinesa de Shandong e Universidade de Medicina Chinesa de Zhejiang.

Deixe uma resposta

X