Conectando pessoas através do esporte

A prática de corrida traz diversos benefícios para a saúde como: emagrecimento, melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumenta a autoestima e dá disposição para as atividades da vida diária entre outros inúmeros benefícios. Nessa matéria escrita pela nossa colunista e educadora física Joselia Doimo, vamos falar sobre os benefícios da corrida para diabéticos.

A Diabetes é uma doença causada pela falta total ou parcial  ou relativa de insulina no corpo humano. Quando a insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente para o organismo, a glicose não pode de ser absorvida pelas células, o que causa uma elevação dos níveis de açúcar no sangue.

Tipos de Diabetes

Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1): Antigamente conhecida como diabetes da criança, hoje já é frequente em jovens e adultos independente de ser obeso ou não. Nesse tipo, o pâncreas para de produzir insulina e a pessoa passar a ser insulino dependente. 

Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2): O corpo produz insulina, mas apresenta uma dificuldade de absorção desse hormônio. O monitoramento não é tão rigoroso como no tipo 1 e o tratamento é realizado por medicamentos. Geralmente ocorre em adultos, mas está cada vez mais frequente em crianças e jovens.

Diabetes Mellitus Gestacional (DMG): Caracterizada por qualquer grau de intolerância à glicose que apareça na gestação. Geralmente os sintomas somem depois do nascimento do bebê, mas algumas mulheres que tiveram diabetes gestacional podem evoluir para diabetes tipo 2.

Foto: Freepik

O exercício físico é essencial no tratamento do Diabetes, principalmente no Diabetes Tipo 2. O objetivo dos exercícios é otimizar a capacidade funcional, controle de peso corporal, a modulação dos níveis glicose e a redução de outros fatores metabólicos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Os benefícios da corrida para o Rafael

“Após o diagnóstico de diabetes em 2006, o esporte passou a fazer ainda mais parte da minha vida, quando adolescente fui atleta de natação por cerca de 12 anos, mas o verdadeiro valor do esporte veio após descobrir a diabetes e saber que nada pode impor limites ao ser humano.

Em 2016 comecei a correr sem pretensões, 2017 veio à primeira meia maratona, 2018 a maratona, ainda não feliz com as conquistas e o bem estar e benefícios que a corrida trouxe para o controle da diabetes o desafio em 2019 foi ainda maior Desafio Cidade Maravilhosa (21k+42k) em dois dias. 

A partir daí descobri que a diabetes não pode ser o limite mais sim o desafio a ser vencido, e agora vamos em busca da ultramaratona e da tão esperado triathlon.”

Rafael Pacheco, 40 anos, diabético tipo 1

Foto: Acervo Pessoal – Rafael Pacheco

A prática de exercícios físicos para diabéticos só é recomendada quando os níveis de glicose no sangue são controlados mediante o uso de insulina ou outro medicamento além de uma dieta adequada. 

Recomendações antes de praticar a corrida

  • Monitore a glicemia, antes, durante e após a corrida. Hoje já existem sensores que facilitam o monitoramento sem a necessidade de furar a ponta do dedo.
  • Ajuste a dose de insulina de acordo com o período e tipo de treino (sempre com o acompanhamento do endocrinologista).
  • Atenção para o momento da suplementação, sempre tenha um gel de carboidrato reserva para o caso de uma hipoglicemia.
  • Em caso de glicemia alta (concentração de glicose acima de 306mmol/dL), a prática de exercícios deve ser evitada até a normalização da glicemia. No caso de glicemia baixa (menor que 126/mmol/dL) e se for diabético do tipo 1 o cuidado com a glicemia deve ser ainda mais rígido.
  • Muita atenção aos cuidados com os pés, manter as unhas sempre curtas e evitar as micoses, além de meias e tênis adequados para evitar a perda de sensibilidade nos pés.
  • Quando for treinar ou participar de provas, dê preferência a usar uma pulseira com os dados de saúde informando que possui diabetes e qual o tipo.

“Na corrida encontrei o equilíbrio tanto mental, quanto físico, o que me proporcionou uma melhor estabilidade das glicemias. Só a agradecer por este esporte maravilhoso!”

Patrícia Moreno, 37 anos, teve diabetes gestacional e atualmente é insulino dependente.

A prática regular de corrida de pelo menos 3 vezes na semana, em intensidade moderada a alta pode reduzir o risco de Diabetes além de melhorar o controle glicêmico em diabéticos.

Lembrando que é imprescindível manter o acompanhamento dos treinos com um profissional endocrinologista e de um nutricionista para o melhor rendimento nos treinos, provas e controle da glicemia.

Agora conta pra gente, você é diabético e pratica corrida de rua? Se sim, você tem algum cuidado especial recomendado pelo seu médico?

Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor sobre os benefícios da corrida para diabéticos! Tem várias outras dicas sobre corrida de rua aqui em nosso blog, que vale super à pena a leitura! Para ler mais, clique AQUI!

Compartilhe
Joselia Doimo

Joselia Doimo é Profissional de Educação Física formada pela UNESP de Rio Claro com especialização em Atividades Físicas para Grupos Especiais. Atua como Personal Trainer e Professora de Pilates e Yoga. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X