Conectando pessoas através do esporte

Hoje o papo é com as mulheres aqui no Blog da Chelso. Quem tem dificuldades em conciliar a menstruação e o treino levanta a mão!! Para a Pri Ortiz, nossa colunista e educadora física, esse é um dilema! Mas nesse post ela vai te ajudar a enfrentar essa fase com algumas dicas.

Menstruação e treino juntos são geralmente um dilema, às vezes conseguimos treinar normalmente, outras treinamos mais leve, e outras só queremos ficar em casa mesmo, quietinhas!

Por isso preparamos esse post com muito carinho e cuidado para vocês entenderem e respeitarem melhor cada fase do ciclo menstrual e conciliar a menstruação e treino sem problemas! 

As fases do ciclo menstrual e sua influência nos treinos

Imagens: Pri Ortiz

Mas porque isso acontece?

Tudo isso acontece independente da nossa vontade e hábitos! Isso porque a oscilação hormonal nesse período provoca uma série de alterações no organismo e é normal se sentir indisposta, inchada, com dores pelo corpo e uma sensação de fraqueza. Nosso corpo e suas razões que a própria razão desconhece, não é!? 

Mas, a notícia boa, é que se entendermos melhor cada fase, é possível adaptar nossa rotina de exercícios, respeitar o nosso organismo e garantir melhor performance. 

Apenas não desanime!

O ideal para quem sofre muito, é não desanimar nesse período, apenas pegar mais leve, pois o exercício melhora os sintomas da TPM e diminui cólicas, além de todos os outros benefícios que nós já conhecemos que ele traz para nossa saúde física e mental.

E lembre-se que esse é um cenário clássico, mas para muitas mulheres tudo isso acontece em intervalos maiores ou menores, de forma regulada ou totalmente aleatória, com mais ou menos sintomas, em maior ou menor intensidade.

Por isso é tão importante prestar atenção aos próprios processos e tomar providências que tornem essa experiência mensal a mais natural possível. 

Uma dica: converse com um profissional formado e que entenda do assunto, ou o seu treinador! Nós somos capacitados para estudar, entender, respeitar cada fase, e assim, garantir melhor performance das alunas. 

E não esqueça, a menstruação deve ser algo normal, e não uma doença ou motivo para deixar de praticar esportes, seja recreativo ou competitivo”, avisa Karina Hatano, médica do esporte da CareClub.

Caso tiverem dúvidas, fico a disposição para esclarecimentos!! E pra você, como é esse período? Você treina normalmente, pega leve ou nem treina? Conta nos comentários, quero saber 🙂

Quer mais dicas sobre saúde da mulher e treinos? Acesse a seção Papo de Mulher aqui em nosso blog!

*Observação: essa tabela foi baseada em um ciclo de 28 dias de uma mulher que não toma anticoncepcionais.

Compartilhe
Priscila Ortiz

Priscila Ortiz é especialista em Treinamento Funcional, Fisiologia humana do treinamento físico para Mulheres e Corrida de rua. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X