Conectando pessoas através do esporte

A corrida, principalmente a de rua, caiu no gosto da população nos últimos anos, pois você não precisa de um campo ou um local específico para treinar. Na rua ou nas trilhas é possível praticar essa modalidade tanto para jovens como pela terceira idade. Com tantos adeptos, um dos principais questionamentos que passa pela cabeça dos praticantes é: como correr mais rápido?

Por ser dos exercícios físicos mais benéficos para o corpo, a corrida tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam uma vida mais saudável. Para uma boa corrida é necessário fazer movimentos mais eficientes e trabalhar o corpo todo para distribuir melhor o impacto do movimento. Por isso, confira 6 dicas especiais para você melhorar a sua performance na corrida de rua:

+ Confira mais conteúdos da colunista Joselia Doimo

Como correr mais rápido?

  • Corra mais vezes na semana

Aumentar os dias de treino de corrida na semana além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois o exercício aeróbio auxilia na oxigenação de todo o corpo melhorando o condicionamento físico do corredor. O aumento na frequência dos treinos faz com que demore mais para ele chegar a fadiga.

Tendo disciplina para correr permite que seu corpo se acostume à prática de exercícios físicos e tenda a melhorar cada vez mais.

  • Faça treinos de tiro

 A utilização dos métodos intervalados como os treinos de tiro, pirâmide e fartlek é uma excelente estratégia para melhorar a resistência aeróbia do corredor.

Nos treinos de tiro o corpo do corredor é submetido a um estresse de maior intensidade, do que em treinos contínuos ou de rodagem, otimizando a melhora do seu desempenho.

+ As provas presenciais estão voltando. Confira aqui

  • Corra em subidas

Treinar em subidas, muitas vezes evitadas pelos corredores, promove maior força nos membros inferiores, com amplo e intenso recrutamento dos grupos musculares utilizados na corrida.

A corrida em subidas utiliza os mesmos grupos musculares utilizados para corridas rápidas e curtas. Os treinamentos em subidas são muito importantes para os treinos de todo velocista. 

Correr em ladeiras pode ser um trabalho árduo, porém, fará seu corpo melhorar o VO2.

  • Altere o terreno

Variar o local dos treinos é uma boa estratégia para manter a motivação e principalmente variar a intensidade. Correr na esteira e diferente de correr na rua que é totalmente diferente de correr numa trilha. Modificar o terreno é também sair da zona de conforto do seu treino e superar e ganhar resistência correndo em terrenos acidentados.

  • Perca peso

Quanto mais leve, menos peso para deslocar. Corredores principalmente os de longa distância geralmente possuem a estrutura pequena são pessoas longilíneas. 

Muito cuidado com dietas restritivas e “da moda”, durante o exercício o gasto calórico é alto e muitas vezes é necessário suplementar.

Por isso além do acompanhamento nos treinos é interessante o acompanhamento da dieta por um nutricionista para que a redução de peso não interfira nos treinamentos e no desempenho para melhorar as marcas nas corridas.

Confira um vídeo que fizemos em nosso canal do Youtube falando sobre emagrecimento na corrida

  • Fortalecimento

Quando se fala em fortalecimento a primeira atividade que se vem a mente é a musculação, porem para corredores essa não é a atividade mais indicada pois corredores não buscam hipertrofia e sim o fortalecimento para correr melhor.

Os praticantes de corrida, para melhorar seus tempos, precisam de exercícios de fortalecimento específicos para a corrida com movimentos adequados. Assim além de exercícios de fortalecimento, incluir exercícios de potência beneficiaram o corredor a diminuir seus tempos.

Acompanhamento profissional

Mas quando a pessoa quer evoluir na corrida tanto para aumentar a distância percorrida como para correr mais rápido é muito importante o acompanhamento de um profissional de educação física para estruturar o treinamento. Ele auxiliará a realizar o método e os meios nas intensidades ideais, dando mais qualidade aos treinos para que se sustentem a médio e principalmente a longo prazo.  

Com a escolha do profissional ou da assessoria feito, as metas definidas e o conhecimento sobre as adaptações necessárias, é preciso entender a rotina de treinos. Cada etapa do treino tem a sua importância incluindo os dias de descanso.

Compartilhe
Joselia Doimo

Joselia Doimo é Profissional de Educação Física formada pela UNESP de Rio Claro com especialização em Atividades Físicas para Grupos Especiais. Atua como Personal Trainer e Professora de Pilates e Yoga. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X