Conectando pessoas através do esporte

Não é de hoje que o Triathlon vem despertando o desejo de novos praticantes, inclusive, muitos deles advém de uma das submodalidades (Natação, Ciclismo e Corrida) que compõe o “TRI”. Os principais fatores que atraem os atletas para a modalidade são: variação das atividades, desenvolvimento de novas capacidades e o famoso desafio pessoal. Nesse post escrito pelo Jonathan da Silva Ferreira, professor de Triathlon da Lobo Assessoria, vamos te dar dicas de como iniciar no Triathlon e responder as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

O que é o Triathlon?

Por um olhar distante a impressão é que o Triathlon é muito complexo, o que não deixa de ser verdade, mas somente se quisermos saber tudo desse universo em pouco tempo. 

Claro que as distâncias mais famosas, e que atraem a maioria das pessoas, são as mais longas. No entanto, recomenda-se conhecer as distâncias mais curtas, como o sprint triathlon (750m Natação + 20km Ciclismo + 5km Corrida). Isso possibilitará um desenvolvimento gradual do seu condicionamento físico, além de ganhar conhecimento específico de tudo que envolve a modalidade, como por exemplo: equipamentos necessários, tipos de treino, horas de treinamento semanal, entre outros.

Foto: Copa Interior Paulínia – 2019

As distâncias que encontramos no Triathlon são:

Sprint: 750m Natação + 20km Ciclismo + 5km Corrida

Longa distância: 3km Natação + 80km Ciclismo + 20km Corrida

IronMan 70.3 ou Meio IronMan: 1,9km Natação + 90km Ciclismo + 21,1km Corrida

IronMan: 3,8km Natação + 180km Ciclismo + 42,195km Corrida

Ultraman: Dia 1: 10km Natação + 145km Ciclismo / Dia 2: 276km Ciclismo / Dia 3: 84km Corrida

Como iniciar no Triathlon?

De início distribua os treinos pela semana (Natação, Ciclismo, Corrida e treino de força). Treine com volumes baixos, e sem a necessidade de incluir todos os treinos em um só dia. A rotina bem equilibrada facilitará a sua evolução. A orientação de um profissional especializado em Triathlon também faz toda a diferença nos seus resultados.

O treino de força, por vezes, muito evitado, é um componente importantíssimo para a solidez desse processo de treinamento, pois auxilia na prevenção de lesões e potencializa o rendimento esportivo, ou seja, inclua na sua rotina regular a musculação, treinamento funcional ou outra modalidade que trabalhe essa capacidade.  

Foto: Trirex – 2019

O que preciso para iniciar?

Não se assuste com o alto investimento dos equipamentos envolvidos nesse esporte. Há maneiras de iniciar investindo menos e aos poucos melhorar seu equipamento, à medida que se envolva cada vez mais com o Triathlon. Um exemplo claro disso está na aquisição da bicicleta. Escolha bicicletas de estrada (Road Bikes), são mais simples e custam entre R$ 2.000 e R$ 6.000. Pesquise bastante, e entre novas e usadas encontrará uma boa opção! Logo vamos trazer um post completo sobre a escolha da bike ideal para vocês!

Busque uma assessoria esportiva especializada em Triathlon, assim conhecerá e desenvolverá conceitos técnicos e específicos que separam o TRI de ser um mero conglomerado de modalidades, e o fazem um esporte único! Além disso, terá a motivação diária de treinar em grupo, o que torna o processo ainda mais proveitoso.

Relato de uma Campeã!

Luisa Baptista – Jogos Panamericanos 2019 – Foto: Divulgação

Luisa Baptista tem 26 anos e é uma triatleta brasileira, medalhista nos Jogos Pan-Americanos, inclusive, foi a primeira mulher brasileira à vencer na modalidade. E hoje ela contou pra gente um pouco sobre como foi o seu início na modalidade:

Para iniciar no Triathlon, o atleta tem que, antes de mais nada, se divertir com a modalidade e o desafio que o esporte proporciona! Seja ele pela distância em provas mais longas, seja iniciando nas provas mais curtas e intensas, como o mini Triathlon, que foi minha primeira experiência com o Triathlon (400m natação + 5km bike + 2km corrida).

Quando criança praticava vários esportes, natação, tênis, vôlei, handebol, capoeira, então, um atleta de Triathlon de Araras (Marcelo Schwarz) me viu no clube onde treinava e viu potencial em mim como Triathleta, ele me emprestou uma bike e me indicou o mini triathlon para começar. Peguei gosto pela modalidade de cara! Passei a buscar um grupo para treinar mais a sério, foi quando consegui o contato com o Cali Amaral, técnico do SESI-SP na época, ele me convidou para um teste e no ano seguinte passei a integrar a equipe que faço parte até hoje, mas sob comando do Eduardo Braz. Em 2019 fui aos Jogos Panamericanos e fui a primeira mulher brasileira à conquistar uma medalha de ouro no Tri.

E então, Curtiu as dicas de Como iniciar no Triathlon? Já é um atleta da categoria e tem mais alguma dica que acha importante ressaltar? Conta pra gente aqui nos comentários!

E não esquece de seguir a Chelso Sports nas redes sociais que logo teremos o nosso calendário completo da Copa Interior de Triathlon, evento que realizamos no interior de São Paulo em diversas cidades e que é referência na modalidade.

Quem mais conteúdo sobre treinos? Então continue navegando na categoria de Dicas AQUI!

Compartilhe
Jonathan da Silva Ferreira

Jonathan da Silva Ferreira é Bacharel em Educação Física pela USCS. Treinador de atletas de Triathlon na Lobo Assessoria. Praticante de triathlon há mais de 7 anos, competindo em provas nas distâncias Sprint e Olímpico. Saiba mais sobre ele em seu INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X