Conectando pessoas através do esporte

Corrida e Musculação. Entenda como estas duas atividades podem te ajudar a emagrecer.  Quando o assunto é emagrecer, é normal as pessoas buscarem pela caminhada. A corrida e musculação acabam sendo idealizadas como atividades esportivas e para ganho de massa. Porém isso já foi desmitificado por muitos pesquisadores. 

A atividade física, seja ela qual for, já contribui para a saúde e hábitos saudáveis, mas durante o processo de emagrecimento, além de perder gordura é comum perder massa muscular e massa óssea, principalmente no público acima de 30 anos, onde esse processo já é natural do próprio envelhecimento e das mudanças hormonais. 

Corrida e Musculação: a dupla imbatível para ajudar no emagrecimento

A corrida, mesmo que intervalada, auxilia no processo do emagrecimento, aumentando a frequência cardíaca e acelerando o metabolismo e quando associada à musculação, o benefício é de atenuar as perdas de massa magra e massa óssea, pois o exercício resistido, além de fortalecer o tônus muscular, também vai agir como preventivo contra lesões.

A musculação vem sendo cada vez mais utilizada para os mais diversos objetivos, entre eles: ganho de massa muscular, prevenção de lesões, recuperação e estabilização das articulações, reforço muscular e até mesmo para o emagrecimento. 

O processo de emagrecimento através da musculação acontece da seguinte maneira: ao exigir dos músculos. Estes necessitam de uma grande quantidade de energia para poderem levantar determinada carga e assim, gastando uma maior quantidade de calorias. Até mesmo em repouso, quando você tem mais massa muscular, a tendência é acelerar o gasto energético do corpo. 

Musculação e exercícios aeróbicos em geral, como a corrida, acaba sendo uma dupla imbatível para o emagrecimento. 

Porém, muitos ficam intrigados com os números na balança durante o processo de emagrecimento, quando acrescentam a musculação no planejamento. Mas não se engane! Ao fazer exercícios resistidos corretamente, teremos ganho de massa magra, e dado que essa é mais densa que a massa gorda, os números na balança podem ser maiores. Mas lembre-se que o ganho de massa magra é positivo, e é muito importante realizar uma avaliação de composição corporal, pois esta indicará exatamente quais são os resultados do treinamento. 

Personalizar seu treinamento é um detalhe importante que deve ser enfatizado. Pois ele trilha o rumo dos seus objetivos. Para quem corre ou pretende correr, os treinos específicos de fortalecimento vão ajudar a prevenir lesões, ajudando no ganho de força, resistência e fortalecer a base dos educativos. Alinhar os objetivos de forma personalizada, seja ele aumentar volume (metragem da corrida), ou abaixar o pace (tempo, melhorando a velocidade) e realizar os exercícios com muita concentração, irá potencializar o treinamento e assim obter cada vez mais resultados satisfatórios. 

Você está curtindo os artigos da Dra. Ana Paula Simões? Saiba que ela é uma das convidadas do Corrida no Ar Camp Experience

A musculação pode ser aliada de qualquer outro esporte, tornando as experiências mais agradáveis e melhorando a adesão ao treinamento. Logo, vencendo o sedentarismo e auxiliando no emagrecimento, na qualidade de vida e consequentemente na longevidade. 

Dra. Ana Paula Simões CRM 108667/SP , Darlan Souza – Bacharel em Educação Física (CREF 015393 G/RS) e Bruna Rocha (Aluna de medicina da faculdade do Oeste Paulista – @bruunaarocha )

Compartilhe
Dra. Ana Paula Simões Ferreira

Dra Ana Paula Simões Ferreira é Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia, e Médica Assistente do grupo de traumatologia do esporte pela Santa Casa de São Paulo. RQE - N°28753. E Medicina Esportiva RQE - N°67412 . Para conhecer mais seu trabalho acesse o SITE.

Deixe uma resposta

X