Conectando pessoas através do esporte

Todo corredor de rua, quando começa a pegar gosto pela corrida, já pode colocar pequenas metas. E uma delas é baixar o pace numa prova, ou até mesmo no seu próprio treino, E se você não está conseguindo baixar, pois chegou ao seu platô (momento em que não consegue evoluir) vou te ajudar com algumas dicas valiosas. Estão preparados? Aqui vão algumas dicas para baixar seu pace na corrida. 

  • Variação nos estímulos de corrida

Se você é um corredor com costume de sempre fazer o mesmo treino, ou até mesmo correr no mesmo local, já está na hora de começar a variar ambos. Precisa colocar treinos intervalados, tiros, progressivos e também locais com subidas e decidas. Além disso, também é preciso mudar o sol, como terra, asfalto ou até mesmo trilhas. Encaixar exercícios educativos antes do treino no aquecimento também agrega. 

Se você e um corredor que não tem nenhum profissional da educação física te acompanhando, ou não está numa assessoria de corrida, um conselho que dou e procurar um para te ajudar. Garanto que você não irá se decepcionar.

+ Já conhece nosso calendário de desafios? Acesse aqui.

  • Cuide de sua mente e corpo

Tenho certeza de que você já ouviu aquela famosa frase “mente sã, corpo são”. Quando não estamos resolvidos com nossa mente, nosso corpo parece que não vai e isso pode influenciar nos seus treinos ou até mesmo em alguma prova. Algumas dicas que posso te dar: 

  • um momento de relaxamento, como meditação, no começo, ou no final do dia; 
  • yoga;
  • alongar pelo menos 5 minutinhos ao dia;
  • conectar-se com algo que te faça bem, que faz você pensar em algo positivo que irá acrescentar na sua corrida e ao seu dia;
“Quando não estamos resolvidos com nossa mente, nosso corpo parece que não vai e isso pode influenciar nos seus treinos”
  • Alimente-se melhor

Aquela alimentação de respeito vai te ajudar, e muito, para uma boa corrida. E quando falo de alimentação de respeito não é comer errado, e sim comida que vai potencializar sua corrida. Caso você consiga encaixar uma nutricionista será perfeito. Beber muita água durante seu dia faz parte do processo. Além disso, todo corredor que aumente o número de dias de treino sente muita sede, então também priorizar a água.

+ Quer mais dicas sobre treinamentos? Clique aqui.

  • Aumentar ou reduzir o número de corridas na semana

Quando pensamos em reduzir o pace temos que começar a prestar atenção como nosso corpo esta reagindo a cada treino. Então, nem sempre o aumentar o número de treino na semana é ideal. Como falei acima, o profissional de educação física fará uma periodização dos seus treinos em cima de seu perfil. 

Correr diariamente não é o ideal, principalmente para quem não tem tanta experiencia. Correr todos os dias pensando em reduzir o pace pode nos trazer uma grave lesão e isso pode interromper o ciclo ou até mesmo desanimar na prática da corrida. Um bom descanso na corrida e um bom treino. Por isso o ideal é intercalar com outro esporte. A variação de musculação com outro esporte e essencial.

  • Intercalar a corrida de rua com outro esporte ou uma prática de fortalecimento

No tópico acima citei a importância de intercalar a corrida com outro esporte. Apostar em outra modalidade é uma boa ideia. A musculação é essencial para fortalecer as articulações e evitar qualquer lesão. Esportes legais e que podem ajudar nesta evolução são a natação e a bike.

Entre uma corrida ou outra coloque sempre algo que poupará tantos impactos e também que te ajudará a cada vez mais. E aí gostou das dicas para baixar seu pace na corrida?

Bruno Faria é ultramaratonista, personal trainer e proprietário da F2 Assessoria Esportiva. Escreve mensalmente para o Blog da Chelso Sports. 

Compartilhe
Bruno Faria

Bruno Faria é formado em educação física (CREF 089251-G/SP), especialista treinamento funcional, ultramaratonista e treinador e proprietário da F2 Assessoria Esportiva. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X