Conectando pessoas através do esporte

O que é canelite e como devo tratar para prevenir? Essa é uma pergunta que chega muito para nós. Por isso, pedimos ao nosso colunista, Bruno Faria falar mais sobre o tema e dar dicas de exercícios para evitar a canelite. Boa leitura!

A canelite é uma inflamação ao longo do lado interno do osso da tíbia. É muito comum em pessoas que praticam corrida, principalmente em iniciantes, que exageram na dose ou que não adaptaram a própria atividade. 

A canelite é causada pela corrida praticada por uso excessivo dos flexores do pé ou de forma repetitiva numa superfície dura. A dor da canelite é muito forte, parece que até mesmo tomamos uma pancada ou uma batida no local da dor. É a inflamação do principal osso da canela, a tíbia. 

O que pode ocasionar a lesão da canelite:

Existem uma série de fatores que podem ocasionar a lesão de canelite, entre elas:

  1. Tênis muito apertado;
  2. Quantidade de treino seguidos;
  3. Correr em superfícies duras;
  4. Corrida muito ampla;
  5. Correr jogando o peso muito para frente;
  6. Encurtamento Muscular;
  7. Super Pronação;
  8. Tênis de corrida pouco flexível

+ Confira mais dicas sobre treinamentos no Blog da Chelso Sports.

A canelite é muito comum em praticantes de corrida

Como podemos prevenir a canelite?

O ideal, para um iniciante de corrida de rua, é começar a correr e, em dias intercalados, colocar musculação, fortalecimento e também muito alongamento. Além disso, outros cuidados são muito importantes:

  1. Procurar um profissional adequado (profissional de educação física);
  2. Ir atrás de um tênis ideal conforme sua pisada;
  3. Quando sentir qualquer dor, pare e procure um médico;
  4. Executar alongamento e aquecimento antes da corrida de rua.

Dicas de exercícios para evitar canelite:

1 – Caminhada na ponta dos pés 

Em pé, mantenha o corpo reto. Olhe sempre para frente. Apoie-se sobre as pontas dos pés e percorra num espaço cerca de 2 metros. Ao chegar no fim do espaço volte caminhando. Repita uma média de 3 a 5 vezes.

2 – Dorsiflexão com mini band

Sente-se em um banco. Coloque a mini-band na ponta dos pés e com as mãos você segura fazendo força. Empurre as pontas dos pés. Volte devagar à posição inicial e repita o processo. Repita uma média de 3 a 5. vezes.

3 – Ponta do Pés

Em pé, coloque os dois pés juntos e posição reto. Olhar sempre reto. Fique na ponta dos pés e faça o movimento de subir e descer. Repita uma média de 3 a 5 vezes.

4 – Calcanhares

Em pé, coloque os dois pés juntos e posição reto. Olhar sempre reto. Sobre os calcanhares, jogando levemente seu corpo para trás e voltando na posição inicial. Repita uma média de 3 a 5 vezes.

5 – Caminhada Sobre os calcanhares

Em pé, mantenha o corpo reto. Olhe sempre para frente. Apoie-se sobre os calcanhares e percorra num espaço cerca de 2 metros. Ao chegar no fim do espaço volte caminhando. Repita uma média de 3 a 5 vezes.

E aí? Agora que você sabe o que é canelite e dicas de exercícios para evitá-las, que tal começar a colocar tudo em prática? Siga as redes sociais da Chelso Sports e fique por dentro de todas as novidades.

Compartilhe
Bruno Faria

Bruno Faria é formado em educação física (CREF 089251-G/SP), especialista treinamento funcional, ultramaratonista e treinador e proprietário da F2 Assessoria Esportiva. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X