Conectando pessoas através do esporte

Kiptum quebra recorde mundial! A maratona tem um novo recordista mundial. Kelvin Kiptum fez história em Chicago ao se tornar o primeiro atleta a correr a distância em menos de 2h01. Com um tempo de 2h00min35seg, ele estabeleceu um novo recorde neste domingo. Essa marca supera a anterior por 34 segundos, que era de 2h01min09seg, estabelecida por Eliud Kipchoge.

Em sua terceira maratona, Kiptum já dava sinais de que poderia quebrar o recorde mundial. Nas outras duas provas, o queniano de apenas 23 anos chegou próximo da marca ao correr em 2h01min em Valência e Londres. Em sua estreia na prova espanhola, o prodígio assombrou o mundo ao marcar 2h01min53seg. Em abril deste ano, cinco meses depois, ele conquistou a vitória na maratona de Londres com um tempo de 2h01min27seg, o segundo melhor tempo da história até então.

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Kiptum quebra recorde mundial

Neste domingo, todas as atenções estavam voltadas para Kiptum. Logo nos cinco primeiros quilômetros, o queniano e seu compatriota Daniel Mateiko abriram vantagem para o pelotão. A dupla se manteve junta até o km 30, quando Kiptum colocou em prática sua já conhecida estratégia.

Mais uma vez, o queniano correu a segunda metade da prova mais rápido do que a primeira. A passagem nos 21 km foi feita em 1h00min48seg, enquanto a segunda parte da prova foi concluída em incríveis 59min47seg.

“Estou muito feliz. Eu estava preparado. Eu sabia que estava buscando um recorde de percurso, mas felizmente foi um recorde mundial. Um recorde mundial não estava em minha mente hoje, mas eu sabia que, em algum dia, eu seria o recordista mundial”, disse Kiptum após a corrida.

Campeão em 2022, Benson Kipruto, do Quênia, ficou em segundo lugar, seguido pelo belga Bashir Abdi, que chegou na terceira posição.

Sifan Hassan vence com quebra de recorde da prova

Quem também fez história em Chicago foi a holandesa Sifan Hassan. Campeã da prova, a estrela das pistas mostra que tem um longo caminho nas maratonas. Neste domingo, ela correu para a segunda melhor marca da história, 2h13min44seg. O tempo feito por Hassan é o novo recorde de percurso e fica atrás apenas do recorde mundial de 2h11min53seg, estabelecido por Tigst Assefa este ano em Berlim.

“Estou muito feliz com meu treinamento. Não sei se seis semanas foram suficientes. Senti um pouco de frio hoje e mesmo assim corri um tempo maravilhoso. É incrível!”, comentou a campeã.

A queniana Rute Chepngetich ficou em segundo lugar, quase dois minutos atrás, e Megertu Alemu, da Etiópia, completou o pódio.

Siga a Chelso

A Chelso Sports está presente no YouTube! Por isso, convidamos você a se inscrever em nosso canal, deixar seus comentários e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes. Ultrapassamos a marca de 4 mil inscritos e, como nossa nova meta é chegar aos 5 mil, não deixe de acompanhar nossos vídeos exclusivos.

Além disso, não para por aí! Se você quer ter acesso a todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamento, é só seguir a Chelso Sports no Instagram. Fique por dentro de curiosidades e novidades sobre os esportes outdoor. Então, não perca tempo e nos acompanhe agora mesmo nas redes sociais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

X