Conectando pessoas através do esporte

Lombalgias e o Ciclismo! Fala galera, eu sou o João Carlos, fisioterapeuta e vim dar uma dica muito importante para as pessoas que gostam de pedalar curtas e longas distâncias. Algo que é muito importante, mas que às vezes pode não ser levado em consideração no momento da prática da atividade. 

Se você pratica ciclismo, saiba que a fisioterapia pode ser sua grande aliada na melhora dos desempenhos!

Os exercícios de alta intensidade exigem bastante dos sistemas musculares e articulares, e umas das queixas principais dos atletas dessa modalidade são as dores na região lombar. 

Trata-se de uma disfunção comum entre ciclistas, geralmente resultante de problemas no sistema musculoesquelético, especialmente na coluna vertebral, incluindo as vértebras, discos, músculos e ligamentos que dão sustentação.

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Lombalgias e o Ciclismo

No ciclismo, músculos das pernas, abdômen e da região lombar são intensamente exigidos para a atividade podendo sobrecarregar em algum momento e não suportar a carga de volume e intensidade de treinos, principalmente os de longa duração resultando em disfunções. Estudos recentes mostram que a pressão intra discal pode chegar a até três vezes o peso corporal do indivíduo durante a pedalada, predispondo a lesões comuns como protrusões, hérnias e fissuras de disco, que, muitas vezes levam meses ou anos para a resolução e, em algumas vezes exigem tratamento cirúrgico. 

Além de ter uma bike ideal, a realização do ajuste de forma adequada é importante para minimizar ou até mesmo excluir o efeito do posicionamento inadequado na bicicleta. Durante a realização da pratica dessa modalidade existem pontos importantes a serem ajustados.

  • Ter uma bicicleta com dimensões que se ajustam bem ao ciclista é importante por proporcionar conforto e ajudar a prevenir lesões musculo-tendíneas.  
  • Ajustes na inclinação do selim (deve estar na altura do quadril do atleta, medido em posição ortostática). 
  • Ajustes de pedais e guidão. 
  • Roupas confortáveis, hidratação e um bom preparo físico devem ser levados em consideração. 

Que a prática de atividade física traz diversos benefícios para a saúde não é novidade para ninguém e quando associado à fisioterapia é um poderoso aliado para prevenção e tratamento de dores. 

Com diversas vertentes dentro da área da saúde, a fisioterapia aborda avaliar, tratar e prevenir, sempre em busca de qualidade de vida. Além disso, o fisioterapeuta pode auxiliar a diminuir a incidência de lesões musculoesqueléticas.

Siga a Chelso

A Chelso Sports está presente no YouTube! Por isso, convidamos você a se inscrever em nosso canal, deixar seus comentários e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes. Recentemente, ultrapassamos a marca de 3 mil inscritos e, como nossa nova meta é chegar aos 4 mil, não deixe de acompanhar nossos vídeos exclusivos.

Além disso, não para por aí! Se você quer ter acesso a todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamento, é só seguir a Chelso Sports no Instagram. Fique por dentro de curiosidades e novidades sobre os esportes outdoor. Então, não perca tempo e nos acompanhe agora mesmo nas redes sociais!

Compartilhe
João Carlos Leite

Formado pela faculdade Anhanguera de Piracicaba em 2020, pós graudado em osteopatia pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa 2023. Fisioterapeuta na Care Club Piracicaba.

Deixe uma resposta

X