Conectando pessoas através do esporte

Maratona de Boston 2023! Realizada desde 1897, a Maratona de Boston chega a sua 127ª edição nesta segunda-feira (17 de abril). A tradicional prova americana faz parte das seis majors e, além de ser a mais antiga maratona anual do mundo, é considerada por muitos como a prova mais importante do atletismo mundial. 

Neste ano, a Maratona de Boston terá como grande estrela o queniano Eliud Kipchoge. Maior maratonista da história e atual recordista mundial, Kipchoge chega aos Estados Unidos em busca de um dos poucos títulos que lhe restam. Aos 38 anos, ele já venceu Berlim por quatro vezes, Londres, em outras quatro oportunidades, Chicago e Tóquio. Em Boston, Kipchoge tenta vencer a quinta das seis majors e, caso isso aconteça, ficará faltando apenas Nova York. Não custa lembrar, que o queniano tem em sua coleção mais dois ouros olímpicos.

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Maratona de Boston 2023

Antes que muitos leitores nos perguntem, Kipchoge não poderá quebrar o recorde mundial em Boston. Ele pode até baixar sua melhor marca oficial de 2h01m09, conquistada em Berlim (2022), mas em Boston os tempos não são considerados recordes pela World Athletics por alguns motivos. Por ser uma prova ponto a ponto, com largada em Hopkinton e chegada em Boston, a regra de que a largada e a chegada não tenham uma distância maior que 50% entre elas já não é cumprida. 

Outro ponto é a questão da altimetria, que não pode ser maior que um metro por quilômetro. Sendo assim, na distância de 42 km de uma maratona, não pode haver uma diferença maior que 42 metros e, no caso de Boston, essa diferença é de mais de 140 metros, o que inviabiliza a homologação do recorde.

Além de Kipchoge, a prova americana contará com o queniano Evans Chebet, atual campeão das Maratonas de Boston e Nova York, Benson Kipruto, também do Quênia, campeão em Boston em 2021 e Chicago em 2022, e do etíope Lelisa Desis, campeão em Boston em 2013 e 2015 e vice em 2016 e 2019. 

No Feminino, Gotytom Gebreslase, da Etiópia, é uma das favoritas após vencer o Mundial da World Athletics ano passado, além da Maratona de Berlim em 2021. Com o melhor tempo do start list feminino, aparece a etíope Amane Beriso, campeã da Maratona de Valência em 2022 com 2h14m58s. A americana Des Linden, campeã da prova em 2018, a queniana Edna Kiplagat, campeã de Boston em 2017, e a etíope Atsede Baysa, campeã da Maratona de Boston em 2016, e as quenianas Sheila Chepkirui e Joyciline Jepkosgei também estão entre as favoritas.

Os atuais recordes da prova são:

Geoffrey Mutai – Quênia – 2011 –  2h03m02s

Buzunesh Deba – Etiópia – 2014- 2h19m59s

A Maratona de Boston terá transmissão ao vivo pela ESPN 2, a partir das 10h30 e pelo app oficial – https://www.baa.org/races/boston-marathon/baa-mobile-app 

A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal, deixe seus comentários nos vídeos e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá. Passamos da marca de 3 mil inscritos e agora nossa meta é chegar aos 4 mil.

Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos, além de curiosidades sobre os esportes outdoor.

Compartilhe

Deixe uma resposta

X