Conectando pessoas através do esporte

Me lesionei! O que fazer? Hoje vamos falar sobre lesões traumáticas e o que fazer em uma emergência. A corrida não é um esporte com grandes variáveis biomecânicas, como por exemplo o futebol ou basquete, entretanto, a condição do terreno é a variável mais importante a se observar quando pensamos em uma lesão traumática.

Observando esse aspecto, a lesão mais comum é a entorse de tornozelo, que geralmente acontece quando há uma mudança do terreno da corrida, principalmente se for uma trilha ou estrada de terra. Nosso pé foi criado para se adaptar ao terreno em que estamos, evidentemente temos capacidade para lidar com os lugares mais adversos, porém, durante a corrida, acabamos prestando atenção em outras coisas, como ritmo, pace e hidratação, onde podemos nos distrair e acabar tropeçando, gerando uma entorse de tornozelo.

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Me lesionei! O que fazer?

Vamos pensar em uma situação de entorse no meio de um treino. O mais adequado sempre é parar o treino e buscar ajuda médica, porém é interessante tomar alguns cuidados, como colocar gelo no local da lesão o mais rápido possível, evitar descarga de peso imediatamente após a entorse e manter o tornozelo sem movimento, evitando dores e uma possível piora dos sintomas. Esses cuidados também servem caso a entorse ocorra no meio de uma prova, entretanto, sempre existe a equipe médica do evento pronta para cuidar disso, não hesitem em chamá-los!

Dependendo da gravidade da lesão, é necessário realizar um tratamento na fisioterapia, onde iremos avaliar sua lesão e criar um plano de tratamento para que você possa voltar a correr no menor tempo e com maior segurança possível. A maioria dos casos necessitam de tratamento, principalmente para evitar dores e instabilidades futuras.

Além dos cuidados com a lesão, é interessante observar lacerações na pele ou hematomas, caso quem tenha caído bateu alguma parte do corpo no chão. No caso das lacerações, é necessário principalmente lavar a ferida para evitar infecções. Caso a pessoa apresente confusão, perda de memória ou tenha algum ferimento na cabeça, chamem a ambulância imediatamente.

É isso pessoal, em todos os casos, nós da equipe de fisioterapia da Care Club Piracicaba estamos dispostos a orientá-los e ajudar no que for preciso! Forte abraço!

A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal, deixe seus comentários nos vídeos e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá. Passamos da marca de 3 mil inscritos e agora nossa meta é chegar aos 4 mil. Sua inscrição é muito importante para nós.

Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos, além de curiosidades sobre os esportes outdoor.

Compartilhe
Guilherme Cruvinel Gomes

Guilherme é Fisioterapeuta e trabalha na Care Club Piracicaba. Formado em 2019 pela Universidade Metodista de Piracicaba, tem como foco a prevenção e reabilitação de lesões. Trabalha mantendo uma boa relação com seus clientes, buscando entendê-los além da lesão, alinhando expectativas para concretizar objetivos.

Deixe uma resposta

X