Conectando pessoas através do esporte

Quantas mulheres você conhece que afirmaram já ter superado um problema grave com a ajuda do esporte? Aliás, você é uma das mulheres que faz parte dessa estatística? Então, no post de hoje a educadora física Priscila Ortiz fala sobre os inúmeros benefícios da corrida para mulheres, e que temos certeza que vai te fazer levantar do sofá e partir para o treino!

Eu conheço várias mulheres que já superaram problemas de saúde com a ajuda da corrida, entre elas estão duas alunas. Elas se encontraram, e venceram a depressão treinando e participando de provas de corrida! Usam desse esporte incrível para se cuidar, se amar mais, e se conectarem com Deus também. Hoje, quando olhamos para trás percebemos nitidamente suas evoluções, e todos os benefícios que a corrida de rua proporcionou e continua proporcionando na vida delas.

Mulheres na corrida!

Uma pesquisa revelou que o esporte já ajudou 23% das atletas a vencerem doenças como câncer e depressão. Inclusive, um levantamento recente da Federação Paulista de Atletismo revelou que em 2017 a presença feminina em provas de rua foi de 42,92%, ante 34,19% em 2014, isto é, as mulheres estão dominando a corrida, seja nas ruas, nos parques ou em eventos esportivos.

Foto: Let’s Run Girls 2019

A razão para cada vez mais mulheres quererem colocar o tênis e sair correndo vai além do emagrecimento e da transformação física, a corrida contribui no combate à doenças, e na prevenção delas, melhora a autoestima, ajuda a regular funções hormonais (inclusive a menopausa), previne osteoporose, acelera o metabolismo e fortalece a musculatura.

Além disso, a corrida atua fortemente na parte emocional, elevando a produção de endorfina, serotonina e dopamina, substâncias que provocam o bem-estar e a sensação de euforia típica depois de um treino. Além disso, a corrida trás conforto e melhora o estado de humor e alegria. Esses hormônios são potentes e suas ações analgésicas naturais contribui também para aliviar cólicas e dores musculares que derrubam o humor e a disposição antes e durante os dias da menstruação.

Melhora na TPM!

Um estudo da University of British Columbia, no Canadá, recrutou oito mulheres e as submeteu a um volume semanal de 20km de corrida. Depois de seis meses, todas afirmaram que sentiam menos dores nos seios e irritabilidade na semana antes da menstruação. Não é demais? Inclusive, doenças como diabetes e obesidade têm menos chances de afetar a saúde de quem corre. 

Entretanto, antes de começar a correr, é importante consultar um médico para fazer todos os exames que comprovem que não há problemas cardíacos ou/e respiratórios e sempre estar acompanhado de um profissional de educação física.

Pra finalizar, deixo uma dica extra, afinal só a corrida não basta. Para seguir um estilo de vida equilibrado e saudável, é importante você ter uma alimentação balanceada e boas noites de sono.

Foto: Wolf Series Limeira 2019

A corrida é realmente muito vantajosa à saúde, porém, a sua prática deve ser feita com cautela e preparo físico específico! Te desejo excelentes treinos!

Você é mulher e já se superou com a ajuda da corrida? Então conta pra gente a sua história aqui nos comentários!!

Não esquece de seguir a gente lá no instagram e facebook para ficar por dentro de todas as novidades em nosso calendário de provas.

Compartilhe
Priscila Ortiz

Priscila Ortiz é especialista em Treinamento Funcional, Fisiologia humana do treinamento físico para Mulheres e Corrida de rua. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X