Conectando pessoas através do esporte

Porque a biomecânica é tão importante no esporte? A biomecânica é algo mensurável, algo palpável, algo visual, assim como o esporte ela esta presente no nosso cotidiano que tanto amamos. Ela esta presente no pegar do copo, no arrumar a cama após uma boa noite de sono, na corrida nossa de cada dia, no treino de natação para dar aquela soltada e até nas provas mais difíceis como um Ironman por exemplo. Ou seja… a biomecânica está presente em tudo! Tudo mesmo! 

Mas o que é essa tal de biomecânica? “Bio” vem da palavra seres vivos e “mecânica”, bom… já sabemos, vem da mecânica! Tudo isso para dizer que é a ciência que estuda o movimento do ser humano utilizando como ferramentas a anatomia, fisiologia e física. 

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Porque a biomecânica é tão importante no esporte?

Vamos pensar agora no movimento voluntário, aquele que nós decidimos executar para cumprir uma determinada tarefa. Pois bem, ele começa no seu cérebro. Esse por sua vez manda o comando para seus nervos estimularem seus músculos e assim realizar o movimento determinado, e por tanto a tarefa é concluída e o cérebro recebe uma resposta dando esse check!

Entretanto, alguém alguma vez já te ensinou a se movimentar de uma forma correta? Nunca! 

Quando crianças nós temos educação física na escola para nos mexermos, mas nunca fomos ensinados como o movimento deve ocorrer, não é mesmo? Como nosso cérebro sabe como devemos nos mexer então? Tudo o que realizamos na vida é computado pelo nosso sistema nervoso central (que são as estruturas chamadas cérebro, cerebelo, ponte e bulbo) e através dessas experiências somadas dá um resultado chamado “movimento voluntário”.  Mas perceba que até ai é tudo muito auto didata, por isso é tão importante estudarmos o movimento e também melhorarmos ele! 

Imagine que por algum motivo o seu sistema nervoso central entendeu por alguma razão que correr para você é batendo o pé muito forte no chão, ou entendeu por alguma razão que nadar é bater o mais forte possível os braços na água e não usar as pernas ou então pedalar é somente puxar o pedal para cima com toda sua força. Imaginou? Perceba que só de pensar nisso já cansa! Não parece funcional. Mas… por algum motivo para você isso é o correto, e sim, isso pode acontecer e acontece muito! Muitas das vezes é mais sútil do que esses exemplos que dei e então nem percebemos que estamos fazendo de uma forma que não é eficaz e eficiente para o nosso corpo. Aí começam as sobrecargas em uma determinada estrutura do corpo e assim também as lesões. 

Não há com o que se preocupar, se você fizer apenas uma vez o movimento errado. O grande problema é que nosso sistema nervoso central tem isso gravado na memória e assim “inventamos” de realizar esses movimentos dezenas, centenas ou milhares de vezes! Pense comigo, por exemplo na corrida: vou correr 5km, aproximadamente eu dou 5.000 passos, desses 2.500 eu fico em somente na perna direita. Se especificamente nessa perna eu tenho desalinhamentos no meu movimento farei isso por 2.500x e, como aquele velho ditado diz “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, eu acabo me machucando por bobeira. 

O que devo fazer para que isso não aconteça?

Beleza, mas então o que eu devo fazer para isso não ocorrer? Simples, uma avaliação biomecânica! Nela o fisioterapeuta vai filmar você realizando a tarefa específica como a corrida, natação, bike ou até mesmo seu home office, e vai diagnosticar se há ou não esses movimentos tão errados que podem estar gerando alguma sobrecarga que é o suficiente para gerar alguma dor ou lesão. Há! Mas a biomecânica não é o estudo do movimento humano? Logo podemos usar ela também para prevenir de você ter alguma lesão e até mesmo melhorar sua performance!

Se você não tem nenhuma dor e não quer ter, a avaliação biomecânica vai prevenir de você gerar alguma sobrecarga em um determinado ponto do seu corpo antes mesmo dele estar se machucando.

Se você quer evoluir sua performance é uma ideia excelente! Nós avaliamos a sua biomecânica visando no que podemos melhorar ainda mais! Tudo envolve a física, onde analisamos como você pode usar a sua própria energia de uma forma mais eficiente sem tantos desperdícios, usando assim o seu corpo somente para o objetivo da sua tarefa escolhida.

Portanto a biomecânica se faz super importante na nossa vida, ela é aplicável a tudo ainda mais no esporte! É fascinante o poder que ela tem, mas claro, ela é apenas um dos elementos que podemos modificar no nosso dia a dia para melhorarmos a nossa saúde como um todo! 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato no insta! Fico feliz em ajudar!

Siga a Chelso

A Chelso Sports está presente no YouTube! Por isso, convidamos você a se inscrever em nosso canal, deixar seus comentários e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes. Ultrapassamos a marca de 4 mil inscritos e, como nossa nova meta é chegar aos 5 mil, não deixe de acompanhar nossos vídeos exclusivos.

Além disso, não para por aí! Se você quer ter acesso a todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamento, é só seguir a Chelso Sports no Instagram. Fique por dentro de curiosidades e novidades sobre os esportes outdoor. Então, não perca tempo e nos acompanhe agora mesmo nas redes sociais!

 

Compartilhe
DRA SIMONE KIRSCHKE

DRA. SIMONE KIRSCHKE - Fisioterapeuta – Care Club Piracicaba/SP CREFITO-3/255874-F Formação: • Graduada pela Universidade Paulista • Pós graduação em Reabilitação Funcional nas Disfunções Musculoesqueléticas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo • Aprimoramento em Fisioterapia Esportiva pelo Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte

Deixe uma resposta

X