Conectando pessoas através do esporte

Quando tenho que lavar a bike? Precisa ser a cada pedal que faço? Muitas são as perguntas em relação a essa questão. Neste artigo, a colunista Alessandra Cardoso tira suas dúvidas sobre o momento certo de dar aquele tapa na sua bicicleta. 

Quando tenho que lavar a bike?

Você não precisa lavar a cada pedal que você faz, mas há exceção à regra. No caso de terrenos com muita poeira ou lama. A bike tem que ser lavada de forma que a água corrente caia sobre ela. NUNCA, EU DISSE NUNCA, NUNQUINHA deve ser lavada com a máquina de alta pressão, aquela de lavar quintal, sabe!? … ou aquela paradinha no posto para bater uma água. ISSO NÃO PODE!!.

O motivo: com a pressão da máquina, toda a sujeira e as partículas pequenas de terra entram na relação, suspensão ou em qualquer outra parte com rolamentos e afins.

Confira o calendário de provas da Chelso Sports aqui.

Essa sujeira, com o tempo, se torna abrasiva, como se fosse um esmeril, causando atrito e o desgaste dos componentes. Sem contar a ferrugem, pois a água fica parada no quadro, e isso causa prejuízos a curto prazo (tudo que nós não queremos).

O ideal seria levar a sua oficina de confiança, onde há garantia e segurança de que a limpeza foi feita de modo correto. Ou, se preferir, em casa. Água corrente, com a mangueira, sem esguicho, um detergente adequado e uma escova macia. Deixe a bike secar e depois passe na corrente o lubrificante de sua preferência. 

Se liga nesse tutorial que gravei para o meu Instagram

Bom pedal! Até a próxima

Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá. Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as novidades sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.

Compartilhe
Alessandra Cardoso

Alessandra Cardoso, atleta, empresária administradora, ex-maratonista de mountain bike e corredora de rua. Credenciada em condução de bicicletas pela “Federação Paulista de Ciclismo” e multiplicadora de educação para o trânsito, pelo “Detran-SP”, além de treinadora de pessoas em bicicleta e vida saudável, com mais de 25 anos de experiência.

Deixe uma resposta

X