Conectando pessoas através do esporte

O último final de semana foi marcado por quebras de recordes mundiais de Meia Maratona e Ironman. Marcas que até então pareciam imbatíveis foram superadas pelo ugandês Jacob Kiplimo e pelo norueguês Kristian Blummenfelt, em um domingo histórico para o atletismo e triathlon mundial.

Kiplimo quebra recorde mundial por apenas um segundo

Campeão do mundo nos 21 km, Jacon Kiplimo, de Uganda, fez história mais uma vez ao superar o antigo tempo de Kibiwott Kandie. Com 57m31s, o ugandês baixou a marca em apenas um segundo, o suficiente para lhe dar o novo recorde mundial.

Confira nosso calendário de provas presenciais

O feito foi estabelecido na Meia Maratona de Lisboa, realizada neste domingo, em Portugal. A prova portuguesa contou com mais oito atletas correndo abaixo de 1h. Os etíopes Huseyidin Esa e Gerba Dibaba completaram os 21 km em 59m39, terminando em segundo e terceiro, respectivamente.

Resultado da Meia Maratona de Lisboa

  1. Jacob Kiplimo (UGA) – 57m31s
  2. Huseyidin Esa (ETI) – 59m39s
  3. Gerba Dibaba (ETI) – 59m39s
Jacob Kiplimo comemora o novo recorde – Foto: LUSA/TIAGO PETINGA

Kristian Blummenfelt pulveriza recorde de Ironman

Se na prova de 21 km o recorde mundial foi quebrado por apenas um segundo, na distância Ironman o tempo foi pulverizado. Fazendo sua estreia na distância no Ironman Cozumel (MEX) o norueguês Kristian Blummenfelt  baixou em quase quinze minutos o melhor tempo de Full Distance, em provas oficiais, que pertencia ao alemão Jan Frodeno.

Blummenfelt completou os 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida em 7h21m11s, contra os 7h35m39s de Frodeno, feitos no Challenge de Roth. Como se isso não bastasse, a marca de Blummenfelt é mais de seis minutos mais rápida do que as 7h27m53s feitas por Frodeno no evento especial Tri Battle Royale. O evento especial foi realizado na Alemanha, neste ano, mas não validado como prova oficial.

Os incríveis parciais do norueguês foram 39m40s na natação, que contou com forte correnteza a favor dos atletas, 4h02m39s na bike e maratona para 2h35m23s. A prova teve mais duas marcas entre as dez melhores de todos os tempos. O suíço Ruedi Wild fechou em 7h36m34s (4ª melhor marca do mundo), em segundo lugar, e o alemão Paul Schuster em terceiro, com 7h41m31s (10ª melhor marca do mundo).

Fique por dentro de todas as notícias e dicas de treinamento no blog da Chelso

Kristian Blummenfelt é o atual campeão olímpico de triathlon, com ouro conquistado em Tóquio, e campeão mundial da ITU. Além disso, ele é o recordista mundial de Ironman 70.3 e agora da distância Ironman.

Destaque também para os brasileiros André Lopes e Felipe Santos no Ironman Cozumel, com ambos entrando para o seleto grupo de atletas com tempos abaixo de 8h. André quebrou o recorde sul-americano da distância, que pertencia a Reinaldo Colucci, ao cravar 7h43m30s, enquanto Felipe Santos marcou 7h45m41s. Além deles três, o quarto brasileiro sub-8h na história é o catarinense Igor Amorelli.

Compartilhe

Deixe uma resposta

X