Conectando pessoas através do esporte

No mês de setembro, a maratonista Shalane Flanagan anunciou que encararia o desafio de completar seis maratonas em seis semanas. A notícia mexeu com o mundo da corrida. A americana estava aposentada e, apesar de seu currículo invejável, todos sabiam que não seria uma tarefa fácil. Como se não bastasse completar seis provas num período de 42 dias, a corredora colocou um nível ainda mais alto: completar todas as provas abaixo de 3 horas.

Quem corre sabe que o intervalo ideal entre uma maratona e outra são meses. Obviamente que os atletas profissionais têm maior poder de recuperação, mas nem de longe se recomenda correr seis maratonas em um ano, quanto mais em um mês e meio. 

Fique por dentro de todas as notícias e dicas de treinamento no blog da Chelso

O desafio de seis maratonas em seis semanas

Outro dado curioso é de que o desafio foi feito usando como base as provas majors, as mais importantes do mundo. São elas: Berlim (ALE), Londres (ING), Chicago (EUA), Boston (EUA) e Nova York (EUA). A sexta, a de Tóquio (JAP), não foi realizada presencialmente, e Shalane trocou pela prova de Portland (EUA). Desta forma, o calendário ficou da seguinte maneira:

  • 26/09 – Berlim, Alemanha
  • 03/10 – Londres, Inglaterra
  • 10/10 – Chicago, Estados Unidos
  • 11/10 – Boston, Estados Unidos
  • 17/10 – Portland, Estados Unidos
  • 07/11 – Nova York, Estados Unidos

Provas na Europa e Estados Unidos

O primeiro desafio de Shalane foi em Berlim, uma das provas mais rápidas do mundo. Com 2h38m32s, mais de 20 minutos abaixo do tempo estipulado, a americana mostrou que estava realmente preparada para completar o desafio. Uma semana depois, em Londres, ela cravou 2h35m04 em Londres. 

Mais uma semana de intervalo, retorno para os Estados Unidos e o momento mais desafiador de todos. Duas provas em dois dias. Boston, a maratona mais antiga e famosa do mundo, ocorre sempre numa segunda-feira. Com isso, Shalane precisou encarar a prova de Chicago no domingo, voar até Boston, e correr mais 42k no dia seguinte. Resultado: 2h46m39s na terceira das seis provas, e 2h40m34s no dia seguinte. 

Confira nosso calendário de provas presenciais

Shalane Flanagan completa desafio de seis maratonas em Nova York

Depois da jornada dupla em Chicago e Boston, a maratonista foi até Portland para a penúltima etapa. Por lá correu para 2h35m14s, validando seu tempo também para a prova virtual de Tóquio. 

A cereja do bolo viria vinte dias depois. Campeã da Maratona de Nova York em 2017, Shalane voltava ao palco que lhe consagrara anos antes para completar o seu desafio. Com 2h33m34s, seu melhor tempo nas seis provas, a americana concluiu, com muito êxito, seu desafio.

“Eu sabia que o dia de hoje seria meu favorito, mas eu não tinha ideia do quanto isso encheria meu coração. Nas últimas sete semanas voltei a me apaixonar pela corrida, pelas corridas e pela maratona. Mas nada poderia ter me preparado para o que sinto hoje. Foi o meu mais rápido. Foi o meu mais engraçado. Era meu favorito. Que é exatamente o que eu queria”, postou a norte-americana logo após completar seu desafio.

Shalane Flanagan completa desafio! Veja os tempos

  • 26/09 – Berlim, Alemanha – 2h38m32s
  • 03/10 – Londres, Inglaterra – 2h35m04s
  • 10/10 – Chicago, Estados Unidos – 2h46m39s
  • 11/10 – Boston, Estados Unidos – 2h40m34s
  • 17/10 – Portland, Estados Unidos – 2h35m14s
  • 07/11 – Nova York, Estados Unidos – 2h33m34s
Compartilhe

Deixe uma resposta

X