Conectando pessoas através do esporte

Tênis de corrida: qual o melhor? Já parou para pensar qual a função de um tênis? Desde o surgimento dos primeiros calçados, eles tinham como principal objetivo proteger os pés. E realmente praticamente todos os tênis cumprem essa função. Porém, atualmente, vão muito além, fornecendo design, conforto e ainda prometem maior desempenho.

Mas será que os tênis servem para melhorar performance e prevenir lesões?

Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.

Tênis de corrida: qual o melhor?

Vejam só, ao desconstruir um tênis podemos dividi-lo em 3 partes:

  1. Cabedal: representa a parte superior, podendo ser mais estruturado quando apresenta suportes rígidos no calcanhar ou mais costuras, ou ainda menos estruturados, sendo aqueles de tecido único, sem suportes rígidos e sem costura
  2. Entressola: segmento responsável pelo amortecimento. Alguns oferecendo um tecido mais almofadado, mole, capaz de absorver uma carga maior, enquanto outros oferecem um amortecimento mais duro, capaz de sentir um maior contato com o solo.
  3. Solado: parte do tênis que impede a transferência de calor do solo para dentro do tênis, além de estruturas antiderrapantes que fornecem estabilidade para um determinado tipo de terreno.

Analisando esses componentes vemos que existe uma série de fatores que podemos observar na hora de escolher o melhor tênis. Ao olhar para a literatura, a verdade é que ainda não existem evidências de que determinado tênis previne lesões ou melhora a performance. Entretanto, grandes marcas apostam em materiais tecnológicos para atingir o tão sonhado tênis perfeito.

De uma forma geral tênis com “drop” mais baixo tende a ser mais indicado para treinos curtos como os famosos tiros, pois fornece uma transferência mais rápida de energia do pé para o chão. Por outro lado, tênis com um “drop” maior pode fornecer um maior conforto em treinos longos devido a maior estrutura contida no tênis fornecendo conforto por muito mais tempo.

De uma forma geral é melhor apostarmos em conforto. Sentir na pele qual nos adaptamos melhor, pois passamos muito tempo com ele durante os treinos e muita das vezes um tênis pode servir para uma pessoa enquanto para outra nem tanto. Além disso, vale lembrar principalmente do ambiente em que os treinos serão realizados, afetando diretamente a dinâmica da corrida.

Agora já sabendo de tudo isso, atente-se ao conforto e bora correr!

Texto de Gustavo Rodrigues – Fisioterapeuta da equipe Care Club – Piracicaba – CREFITO 276886-F

Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.

Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as novidades sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.

 

 

 

Compartilhe
Gustavo Augusto Rodrigues

Gustavo Rodrigues atualmente trabalha na Care Club Piracicaba. É Fisioterapeuta do Esporte e do Exercício, com enfâse em Reeducação Funcional atuando na prevenção e tratamento de lesões. Um profissional dedicado a resolução de problemas no âmbito da saúde afim de contribuir para o bem estar e performance do cliente.

Deixe uma resposta

X