Conectando pessoas através do esporte

Ano chegando ao final e muitas pessoas já começam a adequar o cronograma de afazeres para o novo ano. E dentre toda essa programação fica a dúvida: correr de manhã ou à noite (ou treinar)?

Vamos lá então! Eu te responderia de bate pronto que é: AQUELE QUE SE ADÉQUA A SUA ROTINA. Existem aqueles que conseguem (e preferem) acordar antes de clarear o céu e já iniciar o dia com o treino, enquanto outros só têm disponível a parte da noite, logo após o expediente de trabalho.

Mas, sim, existem alguns prós e contras em cada período. No entanto, isso não quer dizer que um é superior ao outro -, e devem ser considerados juntamente da sua disponibilidade.

Aquecimento ou alongamento: você sabe em qual momento usá-los?

Correr de manhã ou à noite?

TEAM DAY: treinar de manhã otimiza a oxidação de gordura, já que naturalmente nosso cortisol já está alto otimizando a utilização de ácidos graxos como fonte de energia principalmente em atividades aeróbicas. Além disso, não há a interferência do cansaço acumulado ao longo do dia. Porém, em épocas frias do ano, o corpo demora mais para aquecer e isso pode prejudicar treinos que exigem mais força e potência.

TEAM NIGHT: para quem busca hipertrofia esse pode ser o horário mais adequado já que o corpo está bem aquecido e tem a vantagem de iniciar a construção muscular próximo da hora de dormir (quando há um pico na produção de hormônios como testosterona e GH). Esse horário também é benéfico para quem utiliza o treino como escape para aliviar o estresse do dia.

A desvantagem é que normalmente você já está mais fadigado (física e mentalmente) do dia e isso pode interferir na qualidade do seu treino. Outro “problema” é que algumas pessoas despertam após o exercício e treinar de noite pode gerar uma dificuldade para dormir (principalmente para quem realiza treinos de alta intensidade).

Confira nosso calendário de provas presenciais

Vale lembrar que o seu treino pode render mais, independente do horário, quando você tem uma alimentação alinhada com a periodização de seu treinador. Desta forma você terá combustível para manter a qualidade em cada rotina de exercício.

Inscreva-se no Canal da Chelso no Youtube e veja mais vídeos com dicas

Independente em qual TEAM você se encaixa – ou prefere – o que vale é optar por um horário que se adéque ao seu cronograma diário fazendo com que sua frequência nos treinos seja constante, e assim obter todos os00 benefícios e resultados que tanto busca!

Então, bora já deixar o espaço da corrida ou da musculação separadinho na agenda de 2022! E lembre-se sempre que existem excelentes profissionais prontos para te ajudar! 

Precisando… É só chamar!

Compartilhe
Vanessa Haas

Vanessa Haas (Cref167597-G/SP), é formada em Educação Física pelas Faculdades Claretianas (2017/2020). Pós-graduanda em Biomecânica Aplicada ao Exercício pelo Instituto Valorize. Especialista em corrida de rua, treinamento funcional e core Training. Proprietária e Personal Trainer do Lótus Studio de Treinamento e Saúde Integrada INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X