Conectando pessoas através do esporte

A depressão é uma das patologias que mais cresce no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), além de muitos casos de depressão, no Brasil o número de pessoas com ansiedade também é muito elevado. Mas como identificar pessoas que possivelmente tenham depressão ou qualquer tipo de desequilíbrio emocional?

Algumas das vezes elas se manifestam por motivos de doenças graves, estresse e perdas de entes queridos. Um dos sinais da depressão são mudanças comportamentais como isolamento, visão negativa, falta de vontade ou energia em fazer qualquer coisa e até crises de pânico. 

Corrida de Rua e Atividade Física

A corrida de rua ajuda demais as pessoas saírem desta situação por seus inúmeros benefícios em nosso organismo. Quando corremos nosso sistema nervoso libera hormônios responsáveis pelo bem-estar e relaxamento como a endorfina, que causa alegria e satisfação, e a dopamina que diminui a ansiedade. 

Foto: Corrida Cidade Americana 2019

Correr é um dos melhores remédios contra a depressão, pois não causa nenhum efeito colateral e é tão viciante quanto qualquer tipo de droga que compramos na farmácia! Além desses citados, correr ainda tem mais uma porrada de benefício, e aqui no nosso blog tem mais material sobre isso, se quiser ler, só clicar AQUI.

Além da corrida, podemos fazer também outros tipos de atividade física, no mínimo de 3 a 4 vezes na semana, sempre escolhendo práticas que te deem prazer, assim, conseguimos também a liberação desses hormônios que causam o bem estar.

A corrida terapia, como costumo chamar junto aos meus alunos, além de curar a depressão através da endorfina liberada pela prática da atividade física, ajuda na autoestima, na socialização com outras pessoas, criar metas e objetivos pessoais e ter contato com a natureza, que é o caso dos trail runners. Ou seja, só tem ponto positivo, e além de tudo você ainda está realizado uma prática que queima muitas calorias e auxilia no emagrecimento e saúde como um todo.

Relato de uma atleta

Abaixo temos o relato da Cyntia Hilkner, uma de nossas alunas que conseguiu sair da depressão com a corrida de rua: 

Foto: Cyntia Hilkner

“Entre tantas cobranças do dia a dia em minhas tarefas diárias, acredito que minha maior conquista foi conseguir inserir o hábito da prática da atividade física diária em minha vida, e ela era a primeira que eu descartava quando me sentia cansada ou triste! E hoje posso dizer: como isso me faz bem! O comprometimento com o treino fez total diferença, pois consigo ver evolução quanto aos meus objetivos tanto estéticos quanto como corredora amadora que me tornei! E olha que nunca na minha vida me imaginei correndo rs! Isso me faz sentir forte, capaz, e mais animada e estimulada a continuar dia após dia!”

E você, tem uma história de superação com a corrida relacionada à depressão? Conta pra gente aqui nos comentários!

Se você curtiu esse conteúdo, dá uma olhada na sessão de saúde aqui em nosso blog, que tem muito mais informação relacionada ao assunto e que com certeza vai te ajudar demais!

Compartilhe
Bruno Faria

Bruno Faria é formado em educação física (CREF 089251-G/SP), especialista treinamento funcional, ultramaratonista e treinador e proprietário da F2 Assessoria Esportiva. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X