Conectando pessoas através do esporte

Os treinos com as mini bands estão cada vez mais sendo usados, primeiro por conta do isolamento social e segundo pelos dos resultados que se consegue alcançar treinando com elas em qualquer lugar, inclusive em casa. No texto de hoje o Educador Físico Bruno Faria dá dicas de exercícios de fortalecimento para corrida com mini bands.

Você já ouviu falar do treino específico com mini bands para fortalecimento de corrida? Estas faixas irão te ajudar a tonificar e fortalecer seus músculos e te deixar ainda mais forte e preparado para correr melhor e evitar lesões.

O que são as mini bands?

Imagem: Google

Mini bands são faixas elásticas com diversos níveis de resistência. Existem vários modelos no mercado e que se adequam à necessidade de cada pessoa.

Benefícios da mini bands para corredores

Normalmente os treinos com as faixas são utilizados para fortalecer membros inferiores como pernas, panturrilha, quadríceps e glúteo, porém, podemos ir muito além e trabalhar membros superiores como braços e abdômen.

As mini bands já são tão populares hoje em dia, que encontramos treinos utilizando elas em academias de musculação, funcional e até em times de futebol.

Abaixo listamos os principais benefícios que essas faixas elásticas proporcionam:

  • Melhora do alongamento
  • Aumento de Massa Muscular
  • Aumento de flexibilidade em qualquer tipo de atividade 
  • Melhora desempenho na corrida e explosão 
  • Evita lesões e fortalece as articulações 

Quem pode usar?

O treino com as mini bands não tem idade, condicionamento ou local para treino, basta escolher seu nível de resistência e começar a praticar com elas.

Existem diversas intensidades de faixas elásticas, o que faz com que se adaptem a todo tipo de atleta, desde o iniciante ao mais avançado e o ideal é que, ao sentir que estão ficando mais leves, trocar por uma faixa mais resistente.

Como usar as mini bands?

Listamos abaixo alguns exercícios de fortalecimento para corrida com mini bands, porém, é sempre bom lembrar que é importante que todo treino seja orientado por um profissional da educação física ou fisioterapeuta.

A sequência de exercícios proposta abaixo deve ser executada de 3 a 5 vezes por 30 segundos cada, com pausa de 20 segundos entre as séries.

1) Abertura Lateral 

2) Abertura Lateral deitada

3) Abdominal infra com abertura de pernas

4) Coice 

5) Agachamento com elevação de joelho unilateral 

6) Elevação frontal

E então, bora treinar? Se ficou alguma dúvida sobre o treino com as mini bands pode deixar o seu comentário que a gente te responde! E você já treina com elas? Conta pra gente sua experiência!

E se você curtiu esse conteúdo pode gostar também do nosso texto com 10 exercícios de fortalecimento para corrida para fazer em casa, que você pode ler acessando ESSE LINK.

Compartilhe
Bruno Faria

Bruno Faria é formado em educação física (CREF 089251-G/SP), especialista treinamento funcional, ultramaratonista e treinador e proprietário da F2 Assessoria Esportiva. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X