Conectando pessoas através do esporte

Muitas pessoas frequentemente furam o tênis no dedão do pé. E costumamos nos perguntar o porquê disso acontecer. Nesse post escrito pela Dra Ana Paula Simões, você encontra algumas dicas para saber por que seu tênis fura no dedão e como evitar que isso aconteça!

Seu tênis fura no dedão, provavelmente por dois motivos principais: Ou porquê seu dedo está em hiperextensão (empinado) por alguma variação anatômica/ traumática, ou porque o tênis está causando atrito no seu dedo.

Ambos casos podem ser perigosos, pois podem causar calos, bolhas e até deformidades nos dedos e joanetes. Além de ser desconfortáveis. Por isso revolvemos trazer dicas para você evitar esse problema:

1) Alargar o cabedal

Uma das formas mais rápidas de evitar não comprometer a estrutura do tênis é alargando o cabedal. E você pode fazer isso de 5 formas diferentes:

  • Usando um dispositivo de alongamento de tênis: Os alongadores são aparelhos que servem para ampliar a largura ou comprimento do tênis para evitar atrito contra os pés. Também conhecido pelo seu termo em inglês: shoe stretchers. Mas também comprar um tênis maior que seu pé pode ser uma forma de evitar.
  • Líquido de alongamento: Servem para expandir o tênis, é fácil de usar já que é encontrado de forma líquida e em spray. Devem ser borrifados na parte anterior do tênis. Seu termo em inglês é: stretching liquid.
  • Meias grossas: Quando o tênis forem feitos de materiais naturais, será facilmente esticado após usar um par de meias grossas. Se quiser acelerar o processo pode usar o seu secador de cabelo direcionando fluxo de ar nos seus pés, mas tenha cuidado para não se queimar. Quando você usar meias normais novamente sentirá a diferença.
  • Congelar com água: Para dilatar tênis apertados pode se colocar sacos de água no tênis, e colocar no congelador. Quando tiver totalmente congelado, retire o tênis e deixe a água descongelar. Depois retire o saco.
  • Jornal molhado: Amasse um pouco de jornal, coloque no calçado e borrife água ou líquido de expandir tênis. Deixe passar a noite e perceberá a diferença de manhã.

2) Hora da compra

Uma dica interessante é comprar seu tênis à noite. Os pés tendem a inchar no final do dia devido à gravidade, principalmente quem passa o dia em pé.

3) Tipo de treino

Dependendo da intensidade e tipo de treino, os dedos dos pés podem ficar doloridos. Isso acontece porque os dedos estão sendo imprensados pelo cabedal. É importante observar quais os treinos que você sente isso, para que proteja de forma mais reforçada a região do dedão, para não machucar.

4) Tipo do pé e pisada

É importante procurar ajuda de profissionais da saúde, pois se seu dedão for maior que os outros dedos e mais largo, infelizmente existe uma tendência anatômica de haver mais pressão nessa região. Lembrando que pode acontecer de sua anatomia ser normal e durante o treino o dedão pode hiperestender, sobretudo se você tiver predisposição de supinar o antepé.

5) Tipo de tênis

Imagem: Nike

Existem alguns pontos que devem ser analisados ao escolher o tipo de tênis que vai usar:

  • Material do cabedal: análise e escolha o que você se adapta melhor e se sente mais confortável. Se optar por tênis mais leves e de tecidos use as dicas acimas para evitar o furo.
  • Sistema de amarração: amarre com objetivo de deixar o calcanhar estável, nem tão largo, nem tão apertado. Assim, evitando que os pés deslizem para frente do tênis em cada passo dado.
  • Número certo: tire a palmilha do calçado e coloque no seu pé apoiado no chão sobre a mesma. Se seus dedos ficarem do lado de fora ou exatamente na linha, o tênis está apertado, podendo causar lesões

6) Proteja-se

Se ao seguir essas dicas, o dedão ou os dedos ainda incomodarem ao forçar o cabedal, sugiro usar meias especiais com reforço e preenchimento durante os treinos. Alguns atletas costumam usar duas meias, também existem órteses de vários tipos de materiais, que além de adicionar um pouco mais de espaço para evitar atrito, você pode ajustar sempre. Também é de costume usar esparadrapo ou band-aid para evitar contato da pele com o tecido. Existem protetores de joanete de vários materiais que são encontradas em lojas de produtos ortopédicos.

O indicado é sempre prevenir, pois quando fura, pode precisa trocar de tênis. Dica final: tente comprar um número  maior. Podendo assim seus dedos ficarem mais confortáveis.

Curtiu o post? Então compartilha com um amigo que também precisa ler essas dicas e saber por que seu tênis fura no dedão! 

Quer saber mais sobre tênis? Temos outros posts em nosso blog com dicas para você não errar ao adquirir o seu! Basta acessar ESSE LINK.

Texto: Dra. Ana Paula Simões Ferreira (Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia) e Sthefany Barbosa Mostaert Martins (Acadêmica de medicina)

Compartilhe
Dra. Ana Paula Simões Ferreira

Dra Ana Paula Simões Ferreira é Professora Instrutora e Mestre em Ortopedia e Traumatologia, e Médica Assistente do grupo de traumatologia do esporte pela Santa Casa de São Paulo. RQE - N°28753. E Medicina Esportiva RQE - N°67412 . Para conhecer mais seu trabalho acesse o SITE.

Deixe uma resposta

X