Enquanto esteve em atividade no cargo de segurança institucional no Palácio dos Bandeirantes, edifício-sede do Governo do Estado de São Paulo, Edison Vergílio Ponchio, era um funcionário exemplar e dedicado aos seus afazeres.
Por 25 anos, o funcionário púbico viu de perto a rotina da vida política da capital paulista, onde teve a oportunidade de acompanhar governadores como Roberto Abreu Sodré (1967-1971), Paulo Maluf (1979-1982), Orestes Quércia (1988-1991), entre outros.
Em sua rotina como segurança institucional, acompanhou personalidades de grande relevância mundial como Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o ex-radialista Osmar Santos, o ex-apresentador Sílvio Santos, Diana, a princesa de Gales, a Rainha Elizabeth II, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, entre vários outros líderes e figuras púbicas mundiais.
Com a chegada da aposentadoria e o dever profissional cumprido, Vergílio levou a disciplina da vida profissional para as ruas, onde passou a treinar e a competir em provas de pedestrianismo.
Em 34 anos de prática esportiva, Vergílio, hoje com 82 anos, percorreu mais de 17 mil quilômetros, entre a rotina de treinamentos e a participação em competições oficiais. Apenas no ano de 2024, esse cidadão de Mirassolândia completou 18 corridas oficiais e alcançou quase 200 quilômetros percorridos. Há 10 anos como representante da equipe Chelso Sports, Vergílio completou o percurso da Meia Maratona de Piracicaba (21 km) com o tempo de 2 horas e 47 minutos e terminou a 99ª Corrida Internacional de São Silvestre (15 km) com o tempo de 2 horas e 16 minutos.
Em sua trajetória por ruas e avenidas do país, Edison Vergílio Ponchio conquistou mais de 30 troféus e centenas de medalhas. Atualmente, ele também representa o município de Piracicaba nas edições dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) e nas provas organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) em competições disputadas no município de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.
Exemplo dentro de casa
De olho no futuro e com saúde de sobra, o corredor pretende continuar na ativa até os 90 anos, quando almeja alcançar os 20 mil quilômetros percorridos.
Dentro de casa ele é exemplo de vida e já serviu de inspiração para os dois filhos: Paulo Edson, 46 anos, e Maristela, 42 anos, ambos atletas com carreiras promissoras na natação.
E se depender dessa energia, o vovô Vergílio também deve inspirar os netinhos, que se divertem ao assistirem o patriarca testando sua resistência e velocidade.
Assessoria de Imprensa Chelso Sports
Jornalista Edilson Rodrigues de Morais, Mtb 26.319