Volta SP 10k é realizada com sucesso! Após um ano e meio, São Paulo voltou a sediar uma corrida de rua. Na manhã deste domingo, 29 de agosto, 1.200 atletas participaram da Volta SP 10k, que contou com o aval do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo e idealização da ABRACEO – Associação Brasileira dos Organizadores de Corridas de Rua e Eventos Outdoor. Seguindo todos os protocolos de saúde, a prova transcorreu com tranquilidade e foi aprovada por atletas, organizadores e órgãos públicos.
Desde a chegada, os protocolos já se mostraram bastante eficientes. O acesso ao espaço de uso comum do evento só era permitido mediante a aferição de temperatura e apresentação do credenciamento realizado na entrega de kits com a testagem de antígeno nasal, onde nenhum caso foi detectado. Na arena, os atletas foram divididos em pelotões segundo o ritmo de corrida para as largadas em onda espaçadas em um minuto a cada 100 atletas. O uso de máscara foi exigido e reforçado durante todo o período de prova, inclusive no percurso, seguindo as orientações do município.
Confira nosso calendário de provas presenciais
“Em outubro de 2020 nós realizamos uma Corrida de Verificação de Protocolos que nos ajudou a balizar como seria essa retomada e neste domingo nós mostramos que é possível promover corridas de rua de maneira segura. A Volta SP 10k foi um sucesso. Os atletas entenderam este novo momento e seguiram todas as diretrizes. Que seja a primeira de uma série de corridas para que o nosso setor volte a operar e os atletas possam desfrutar de momentos como os que vimos aqui em São Paulo”, avalia Paulo Carelli, Presidente da ABRACEO.
Com largada na Pista Expressa da Marginal Pinheiros, a Volta SP 10k trouxe muitas recordações aos corredores. Ouvir o som da buzina na largada foi um momento de emoção para os 1.200 atletas que prestigiaram a prova. “Foi muito bom poder voltar a correr. Esse é um novo momento e o prazer de participar de uma corrida de rua é bom demais. Só quem corre e sente essa adrenalina sabe o quanto isso nos faz bem. Foi tudo muito bem organizado”, comenta Rita de Cássia, uma das participantes do evento.
Entre as autoridades presentes na Volta SP 10k estava o Secretário Estadual de Esportes, Aildo Ribeiro. Quem também correu na Volta SP 10k foi a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen da Silva. “Na semana que registramos o menor número de internações desde o início da pandemia, esta corrida foi um marco para a retomada dos eventos esportivos. Os corredores deram exemplo de que é possível correr de forma segura, respeitando protocolos e sem aglomerações. Uma corrida-modelo cujos aprendizados serão uma referência para São Paulo, para o Brasil e para o mundo”, ressalta Patricia Ellen da Silva.
Após a realização do evento-teste, todos os participantes serão monitorados eletronicamente durante os próximos 14 dias e haverá uma retestagem por amostragem para avaliação da segurança epidemiológica. O sucesso da Volta SP 10k será fundamental para o protocolo de corridas de rua ser refinado para a retomada do setor. Este evento foi fruto de mais de seis meses de conversas do Governo do Estado com os setores de eventos para garantir uma retomada gradual e segura.
10 km – Feminino:
1ª Lidiane Santos – 38min57s
2ª Rozilene Jesus – 39min22s
3ª Alice Fonseca – 39min41s
10 km – Masculino:
1º Damião Souza – 30min54s
2º Leonardo Olinda – 31min34s
3º Vanilson Neves – 33min31s
5 km – Feminino:
1ª Joice Pereira dos Santos – 20min06s
2ª Patricia Brasil – 20min35s
3ª Cintia Trisotti – 20min46
5 km – Masculino:
1º Andre Santana – 15min35s
2º Danilo Thomaz – 15min46s
3º Jucimario Silva – 15min48s
Confira como foi a prova no vídeo que preparamos em nosso canal no Youtube
Com idealização da ABRACEO, a Volta SP 10K conta com a organização de empresas do setor de eventos, entre elas a Iguana Sports, Chelso Sports e Beta Sports. Com aval do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, o evento-teste tem o apoio da Samsung, e-commerce Girafa, Movement e Decathlon. A prova segue uma série de diretrizes para avaliação do retorno das corridas de ruas presenciais e foi homologada pela FPA – Federação Paulista de Atletismo – através da obtenção de alvará, seguindo os protocolos sanitários determinados pela Secretaria Estadual de Saúde, assim como, o protocolo elaborado pela Abraceo apreciado pela Covisa
Sobre a ABRACEO:
Estruturada no início da pandemia, a Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor – ABRACEO – vem ganhando força ao longo dos últimos meses. Formada por organizadores de eventos esportivos, com o objetivo de fortalecer e profissionalizar o setor no Brasil, a associação procura orientar e defender os interesses de seus afiliados junto aos órgãos competentes. A ABRACEO teve papel fundamental na elaboração dos documentos e agora cumprirá o papel de coordenadora da aplicação destas regras nas provas.