Neste domingo tem Maratona de Londres 2021. A segunda Major do ano ocorre uma semana após a realização da Maratona de Berlim, que teve os etíopes Guye Adola e Gotytom Gebreslase como campeões, com 50 mil atletas inscritos. Além disso, outros 50 mil atletas estão inscritos para a versão virtual, o que torna a Maratona de Londres a maior já realizada.
Como curiosidade, em 2020 a prova ocorreu de forma virtual para os atletas amadores e reuniu mais de 38 mil corredores ao redor do mundo. O feito foi homologado pelo Guinness Book como a maior maratona virtual realizada em 24h.
Confira nosso calendário de provas presenciais
Agora, vamos ao que interessa. Em 2020, a prova rolou presencialmente somente para os atletas de elite. A expectativa era toda para mais uma vitória de Eliud Kipchoge, mas ele acabou na oitava posição, provando que nem sempre é dia de recorde mundial ou vitórias.
Na ocasião, o título da versão masculina ficou com o etíope Shura Kitata, com um segundo de vantagem sobre Vicent Kipchumba, do Quênia, e quatro segundos para o terceiro colocado, o também etíope Sisay Lemma. Na versão feminina, a recordista mundial Brigid Kosgei sustentou o favoritismo e levou a melhor. Sara Hall (EUA) e Rute Chepngetich (QUE), completaram o pódio.
Ver essa foto no Instagram
Maratona de Londres 2021 – Favoritos para a prova
Campeões em 2021, Brigid Kosgei e Shura Kitata estão no startlist da prova britânica e vão defender o título da Maratona de Londres. Entre as mulheres, as grandes adversárias de Brigid são Joyciline Jepkosgei, campeã da Maratona de Nova York, Roza Dereje (10ª mulher mais rápida de todos os tempos) e Birhane Dibaba, bicampeã da Maratona de Tóquio.
Fique por dentro de todas as notícias e dicas de treinamento no blog da Chelso
Na prova masculina, além de Kitata, Vincent Kipchumba e Sisay Lemma, segundo e terceiro colocados em Londres em 2020, respectivamente, também estão no páreo. Campeão da Maratona de Valência e líder do ranking mundial em 2020, Evans Chebet, e o bicampeão da Maratona de Tóquio, Birhanu Legese, também são apontados como favoritos.
Com percurso plano, a Maratona de Londres passa por pontos turísticos da capital inglesa. Considerado um dos visuais mais bonitos entre todas as provas, os atletas passam, entre outros lugares, pelo Palácio de Buckingham.