Promessa cumprida! A etíope Letesenbet Gidey é a nova recordista mundial de meia maratona. A corredora venceu a prova de Valência, na Espanha, neste domingo (24) com o tempo de 1h02m52s, baixando em mais de um minuto a antiga marca, que pertencia a queniana Ruth Chepng’etich.
A façanha de Letesenbet chama a atenção por vários motivos. Não bastasse baixar a marca em mais de um minuto, o que já é algo bastante significativo, a corredora passou a ser a primeira da história a correr os 21 km para baixo de três minutos o quilômetro. Os 1h02m52s dão a corredora a incrível média de 2”59m/km. Outro feito que deve ser considerado é de que essa foi a primeira meia maratona de Letesenbet.
Confira nosso calendário de provas presenciais
Letesenbet Gidey é a nova recordista mundial de meia maratona
Mesmo sem experiência, Letesenbet mostrou total domínio da distância e dominou a prova do começo ao fim, abrindo quase 50s de vantagem para as duas principais concorrentes, Genetu Molalign e Yalemzerf Yehualaw, ambas etíopes.
View this post on Instagram
Fique por dentro de todas as notícias no blog da Chelso
O nível da prova foi tão alto que a vice-campeã, Genetu, e a terceira colocada, Yehualaw, também correram abaixo do antigo recorde mundial, que era de 1h04m02s. Sendo assim, nesta edição da Meia de Valência foram estabelecidos os três tempos mais rápidos da história para a distância.
Com o feito, Letesenbet Gidey, que havia sido medalha de bronze nos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio, passa a deter três recordes mundiais: 5.000 metros, 10.000 metros e agora nos 21km.
Curtiu? Então veja outros textos no Blog da Chelso que podem lhe interessar:
G-SHOCK apresenta duas linhas inéditas de relógios
Asics lança NovaBlast 2 no Brasil
Intervenções terapêuticas podem ajudar quem voltou a praticar esporte
Atividade física na criança e adolescente: da pandemia para a saúde!