Judith Jeptum quebra recorde da Maratona de Paris. Uma das maiores maratonas do mundo foi realizada neste domingo (3), em Paris, e a queniana Judith Jeptum conseguiu ser a primeira atleta a correr a prova abaixo de 2h20m. Com 2h19m48s, a campeã estabeleceu o novo recorde do percurso francês para confirmar o título. No masculino, Deso Gelmisa venceu com 2h05m07s.
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Judith Jeptum quebra recorde da Maratona de Paris
O dia amanheceu bem frio em Paris, com temperatura de 2ºC e sol. Um bom cenário para os atletas em busca de tempos e recordes pessoais. Logo cedo, as líderes da prova feminina imprimiram um ritmo forte. As quenianas Judith Jeptum e Gladys Chepkurui e as etíopes Beyenu Degefa e Besu Sado lideravam o pelotão até pouco mais da metade da prova.
Passados os 28 km, a queniana Judith Jeptum começou a forçar o ritmo para vencer com quase três minutos de vantagem sobre a etíope Fantu Jimma. A também etíope Besu Sado fechou o pódio em terceiro.
“O tempo frio fez a prova ficar ainda mais díficil, mas eu dei o meu melhor e puxei o máximo que podia”, disse a campeã.
Ver essa foto no Instagram
Deso Gelmisa vence entre os homens
Diferente da prova feminina, o pódio masculino foi resolvido no fim de prova e por poucos segundos. O etíope Deso Gelmisa manteve-se no grupo da frente durante todo tempo, mas ao passarem dos 30 km de prova, ele, Seifu Tura, Abeyneh Degu e o francês Morhad Amdouni apertaram o ritmo. No final, Deso levou a melhor com 2h05m07, apenas 3 segundos à frente de Seifu Tura. Morhad Amdouni ficou em terceiro lugar e ainda quebrou o recorde francês de Maratona.
Resultados – Maratona de Paris 2022
Masculino – Top 5
1. Deso Gelmisa (Etiópia) – 2h05m07s
2. Seifu Tura (Etiópia) – 2h05m10s
3. Morhad Amdouni (França) – 2h05m22s
4. Abyeneh Degu (Etiópia) – 2h06m03s
5. Olika Adugna (Etiópia) – 2h06m27s
Feminino – Top 5
1. Judith Jeptum (Quênia) – 2h19m48s
2. Fantu Jimma (Etiópia) – 2h22m52s
3. Besu Sado (Etiópia) – 2h23m16s
4. Adanech Anbesa (Etiópia) – 2h24m07s
5. Yenenessh Dinkesa (Etiópia) – 2h24m07s
Ver essa foto no Instagram
Brasileiro José Márcio Leão brilha em Milão e garante índice para Mundial
Além da Maratona de Paris, o fim de semana foi marcado pela realização de outras provas importantes ao redor do mundo. Em Milão, na Itália, o brasileiro José Márcio Leão conseguiu cravar o índice para o Mundial de Oregon, nos Estados Unidos, ao completar a prova em 2h08m40s. O tempo foi abaixo das 2h11m30s, estipuladas como tempo de corte para ficar com a vaga.
Ver essa foto no Instagram
A marca deu ao brasileiro o 11º lugar na prova italaiana e um lugar no seleto rol de atletas brasileiros com Maratona sub 2h10m. O campeão em Milão foi o queniano Titus Kipruto, com 2h05m05s, enquanto na prova feminina a vencedora foi a também queniana Vivian Kiplagat, 2h20m18s.
Além de José Márcio Leão, o Brasil conta com outros dois atletas com índice: Daniel Ferreira do Nascimento 2h06m11s, e Paulo Roberto Paula, 2h09m51s.
A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.
Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.