Dá para corrigir a Biomecânica do esporte? A mecânica é uma ciência exata onde a física impera, entretanto nós não conseguimos ser perfeitos 100% em nenhum de todos os aspectos da nossa vida, isso inclui a biomecânica. Se não somos perfeitos em totalidade como melhorar 100% a biomecânica? Pois é, isso não existe na prática. Obviamente quando pensamos em física isso é real sim. Há um movimento perfeito sim, mas nós seres humanos infelizmente não conseguimos chegar nesse 100% perfeito.
Podemos sim melhorar a biomecânica o máximo possível chegando nos 90% de acurácia, os outros 10% ficam para os nossos vícios de movimento. Esses por sua vez são aqueles que criamos como repertorio motor desde crianças e que por algum motivo nosso sistema nervoso central achou que era a forma mais correta para realizar o movimento.
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Tudo começa quando nascemos e a partir dai tudo o que realizamos de movimentação são gravados no nosso sistema nervoso central e por assimilação ele vai criando novos recursos e aprimorando nossos movimentos, mas ninguém nunca ousou ensinar como é o movimento correto para o corpo humano. Logo ele não sabe o que é o mais eficiente a se fazer.
Ver essa foto no Instagram
Dá para corrigir a Biomecânica do esporte?
E a dúvida é: dá para corrigir a biomecânica? A resposta é sim! Podemos ensinar o nosso sistema nervoso central a como se comportar de uma forma melhor, pois ele é plástico. Isso significa que ele tem a capacidade de aprender e se moldar às novas informações apresentadas dependendo do tempo em que lhe são expostas. Ou seja, precisamos ensinar os novos movimentos por um determinado tempo, é como uma matéria nova na escola. Se você somente vê uma vez essa nova informação é bem possível que você não aprenda nada sobre ela, mas se você vê essa nova informação por mais de um mês isso se torna um aprendizado consolidado.
O aprendizado passa por algumas fases cognitivas e por isso demanda tempo! Não ocorre da noite para o dia e isso precisa de muito treino! Por isso a importância de o atleta ter uma recorrência na fisioterapia para aprender os movimentos corretos que são necessários para a determinada pessoa pelo menos 2x na semana e também praticar os exercícios em casa e por em prática nos seus treinos do seu esporte. Tudo isso realizado após uma avaliação biomecânica prévia, claro. Nós queremos que você seja bom sem que o fisioterapeuta esteja de olho cuidando 100% do tempo se você está fazendo certo. Ao passar do tempo e com o aprendizado sendo consolidado, as sessões de fisioterapia se espaçam até chegar a 1x por mês, e esta é a última do cronograma, realizada para observarmos as melhorarias realizadas no movimento comparada a primeira sessão de avaliação da biomecânica.
Beleza, mas agora surge outra dúvida! Como que são esses exercícios específicos? Ai já é papo para outro texto. Irei explicar melhor isso, deixem comigo!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo insta! Ficarei feliz em ajudar!
Siga a Chelso
A Chelso Sports está presente no YouTube! Por isso, convidamos você a se inscrever em nosso canal, deixar seus comentários e ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos esportes. Ultrapassamos a marca de 4 mil inscritos e, como nossa nova meta é chegar aos 5 mil, não deixe de acompanhar nossos vídeos exclusivos.
Além disso, não para por aí! Se você quer ter acesso a todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamento, é só seguir a Chelso Sports no Instagram. Fique por dentro de curiosidades e novidades sobre os esportes outdoor. Então, não perca tempo e nos acompanhe agora mesmo nas redes sociais!