A nova promessa queniana da maratona, Sebastian Sawe, decidiu não participar do Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio para competir na maratona de Berlim, uma corrida com reputação de ser rápida e propícia a recordes.
Recém-chegado à distância de 42.195 km, o corredor de 30 anos já mostrou sinais de seu potencial. Em dezembro de 2024 venceu a maratona de Valência (Espanha) em 2 horas 2 minutos e 5 segundos, e em abril passado, em Londres, alcançou o melhor tempo da temporada com 2h02:17.
Esperava-se que ele fizesse parte da equipe do Quênia para a maratona no Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio, uma corrida marcada para 14 de setembro.
“Estou me preparando para Berlim”, cuja maratona acontece em 21 de setembro, disse Sawe na terça-feira.
O percurso plano da maratona na capital alemã é considerado o mais rápido do mundo, e 13 recordes mundiais foram quebrados na categoria masculina.
Sawe disse que esperava conseguir um bom tempo em sua primeira participação em Berlim, mas não espera bater o recorde mundial de 2h00:35, estabelecido em Chicago em 2023 por seu compatriota Kelvin Kiptum, que morreu tragicamente em um acidente de trânsito em fevereiro de 2024 aos 24 anos.
“É muito cedo para falar sobre um recorde mundial. Isso leva tempo e é planejado”, explicou Sawe.
Fonte: https://www.barrons.com/