Muito se tem falado ultimamente em relação ao esporte como promotor do bem estar e da saúde e, os benefícios causados nessa área pela prática esportiva são inegáveis e já tivemos diversas matérias aqui em nosso blog sobre o assunto. No post de hoje nossos colunistas e parceiros do projeto Pernas Caipiras falam um pouco mais sobre os benefícios do esporte que vão além da promoção da saúde.
Estudos recentes indicam que, apenas 30 minutos de atividade física diária é o suficiente para combater o excesso de peso através da regulação do metabolismo, reduzir a depressão através da sensação de bem estar e redução do estresse, reduzir o risco por morte cardiovascular precoce ao prevenir ou ajudar no controle da Diabetes, colesterol e pressão arterial, além de inúmeros benefícios para o coração e pulmão através da melhora na vascularização do músculo cardíaco e melhor aproveitamento do oxigênio.
Porém hoje, que tal refletirmos sobre o esporte como forma de construção do ser humano e seus relacionamentos? A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p.49). Não importa se for uma competição, uma brincadeira ou parte da aula de Educação Física, a socialização com os demais está intimamente ligada ao jogo. Mesmo sendo um esporte individual, o praticante se relacionará, competirá com outros participantes, dividirá tristezas e alegrias.
Além disso, através do esporte é possível trabalhar conceitos e habilidades físicas e sociais que ajudam a moldar o futuro de uma pessoa. Como exemplo, podemos citar diversos programas e projetos sociais existentes com o objetivo de criar oportunidades para crianças e jovens excluídos, dando aos mesmos uma perspectiva de futuro melhor e, por muitas vezes, afastando os mesmos do perigo das drogas e associação com criminosos. Um deles é a Fundação Gol de Letra que, desde 1.998, trabalha com crianças e adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis de São Paulo e do Rio de Janeiro.
É através do esporte que podemos trabalhar nas crianças e adolescentes conceitos importantes que os ajudarão no decorrer de suas vidas como o fato de que nem sempre ganhamos e que saber perder é fundamental para o desenvolvimento humano, pois são as derrotas que nos permitem reavaliar onde acertamos e onde erramos. Portanto, o ser humano que sabe valorizar e avaliar as suas derrotas é um ser humano em constante evolução.
A sociabilidade, ou seja, a troca de vivências, enriquece nossa vida, nos faz enxergar para além de nós mesmos. Ajudar um companheiro, desafiarmos nossos limites, superar obstáculos, são alguns dos acontecimentos vivenciados durante a prática esportiva.
Infelizmente hoje, nossa sociedade tem enfrentado diversos problemas e vivido cada dia mais reclusa. Falta de segurança e espaços apropriados para a prática esportiva, bem como o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, principalmente das redes sociais, tem criado pessoas cada vez mais conectadas ao mundo virtual e desconectadas do mundo real, prejudicando o desenvolvimento de conceitos importantes para o relacionamento humano, como o respeito às individualidades e multiplicidade de opiniões.
Prova disso está nas discussões cada vez mais acaloradas vivenciadas nas redes sociais, nas quais se vê, como único objetivo, ferir o outro e não mais a apresentação e discussão saudável de pontos de vista distintos, visando a construção de um ideal comum.
Inclusive, é também através do esporte que essa sociabilidade pode ser trabalhada, pois, seja no esporte coletivo ou individual, frequentemente estamos expostos a diferentes tipos de opiniões, crenças, raças e costumes e é, somente através da aceitação dessa pluralidade, que o jogo acontece. Como exemplo podemos citar duas situações:
- 10 crianças de diferentes classes sociais, idades, raças e gêneros desejam iniciar uma partida de futebol. São escolhidas duas crianças para serem os capitães de cada equipe, sendo que, cada uma deve conter exatamente 5 crianças. Se não há aceitação da pluralidade das crianças envolvidas e superação dos pré-conceitos não há formação de um time, se não há formação de um time, não há jogo.
- 2 jogadores estão prestes a iniciar uma partida de tênis, sendo que ambos possuem crenças distintas. Se há divergência e fanatismo por parte de um deles, o jogo não acontece e ambos saem prejudicados.
Por esses exemplos, se vê a extrema importância da utilização do esporte como ferramenta de construção de valores.
Segundo o artigo Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais, “O esporte pode intervir na realidade da sociedade ao demonstrar que, durante um jogo ou uma aula, todos são iguais. Existe a autoridade no jogo, o juiz ou o professor que faz cumprir as regras e, no restante, todos os participantes são iguais, ganhando aquele que souber ser mais habilidoso, mais inteligente, o que treinou com mais dedicação e não por ter alguma vantagem fora do jogo, tornando o jogo desigual. Rubio (2001) comenta que na Europa e nos Estados Unidos o esporte está sendo reconhecido, não só como uma atividade saudável para quem compete, mas principalmente porque o esporte está sendo visto como uma oportunidade de engajamento das pessoas na reflexão e na discussão sobre os valores e as relações sociais”.
“Dentro da quadra todos estão igualados em condições. Devemos ensinar que é saudável competir, querer ser melhor, mais veloz, mas também é importante ajudar o outro a criar possibilidades para ele também ser o melhor, mais habilidoso e ainda, que juntos possam ser melhores. “Desse modo, o esporte não só proporciona formação social e educacional como também contribui para a formação do caráter” (MARQUES, 2003, p. 24). Devemos instigar em todos, a cooperação, o trabalho em grupo, para que, assim como existe o desejo de ser melhor, que também exista o desejo de ajudar o outro a ser melhor”.
Você concorda com todas essas informações e que o esporte vai além da promoção da saúde? Uma matéria super rica e que nos faz refletir não é mesmo? Você trabalha conceitos de igualdade social com seus filhos ou alunos? Conta pra gente aqui nos comentários!
Referências
BICKEL, Éderson Alexandro; MARQUES, Marcio Geller; SANTOS, Geraldine Alves dos. Esporte e sociedade: a construção de valores na prática esportiva em projetos sociais. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 171, Agosto de 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/esporte-e-sociedade-a-construcao-de-valores.htm. Acesso em 13/10/2020.
BURITI, Maria do Socorro Leite. Variáveis que influenciam o comportamento agressivo de adolescentes nos esportes. In BURITI, Marcelo de Almeida (Org.). Psicologia do Esporte. Campinas: Editora Alínea, 2ª Edição, 2001.
MARQUES, Marcio Geller. Psicologia do Esporte: aspectos em que os atletas acreditam. Canoas: Editora Ulbra, 2003.
RUBIO, Katia. O imaginário esportivo contemporâneo: o atleta e o mito do herói. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.