Conectando pessoas através do esporte

Nada como uma boa propulsão do corredor para ser levado a frente, que é de fato o objetivo principal da corrida. Parece ser simples e óbvio a necessidade de empurrar o chão para trás para se deslocar somente para frente. Mas será que é mesmo? Pensando nisso, vamos falar sobre alguns exercícios de propulsão na corrida. 

Entender isso tudo é mole! O duro mesmo é fazer bem feito na prática. Apesar de a teoria ser simples. Já viu aquele corredor com alguns balanços de um lado para o outro, ou que roda o tronco ou até mesmo que corre realizando pequenos saltitos pra cima? Então… esses são uns dos problemas da propulsão mal direcionada ou até mesmo a falta dela. 

A propulsão realizada de uma forma errada ou a falta dela pode gerar maior gasto energético no deslocamento à frente. Sabendo disso deixaremos alguns exercícios de ativação e corretivos para ajudar você a melhorar essa fase da biomecânica de corrida.

Será que podemos nos machucar com uma propulsão errada? Pode ser que sim, talvez possa justificar algumas dores específicas, no entanto, nada como uma avaliação biomecânica para enxergar melhor e discutir com o atleta as falhas que podem ou não gerar um problema futuro. 

Exercícios de propulsão na corrida

Sabendo que a propulsão é uma fase importante na corrida e que pode lhe ajudar quanto a performance e redução do risco de lesões, deixo abaixo alguns exercícios para melhorar o padrão de movimento. A chave para melhora é a prática constante, sem se preocupar com número de séries e repetições (apesar de eu deixar alguma orientação quanto a isso) e sim com a qualidade com que estará fazendo esses exercícios. 

Oriento realiza-los pré-treino, para sair com uma “ativação” desse movimento e facilitando o uso durante a prática. É como treinar o movimento que deseja que aconteça durante um gesto esportivo mais amplo. Dessa forma, o sistema nervoso central que coordena todos os movimentos, aprendizagem motora, etc, irá facilitar o uso durante a prática esportiva.  Abaixo os exercícios:

  • Em pé, corpo pendulado para frente e mãos apoiadas numa parede. Retire um dos pés para se sustentar com apoio unipodal fazendo força com os pés de empurrar o chão para trás. Troque o pé da empurrada e repita 3x de 30 a 40 segundos cada lado;
  • Em pé, irá se deslocar a frente empurrando o chão para trás com o mesmo pé por cerca de 5 a 10 metros, sentindo a parte gordinha do dedão e dedinho fazendo força somente para trás. Troque o pé da empurrada e repita. Realize 3x cada lado.
  • Sustentar o corpo num pé só (o pé que irá empurrar o chão pra trás) e empurrar o chão pra trás durante 5 ou 10 metros. Repita 3x cada lado.
  • Sustenta e empurra o chão com o pé oposto durante 5 ou 10 metros. Repita 3x cada lado.

Qualquer dúvida, estou disponível nas redes sociais para te ajudar. 

Bons treinos!

Leia mais matérias sobre dicas no Blog da Chelso 

Compartilhe
Lucas Piveta

Lucas Piveta é fisioterapeuta da Care Club Piracicaba, graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Fisioterapia em 2017. Possui especialização em Fisioterapia no Esporte e Exercício. É ex-atleta profissional da Marcha Atlética pela SBAtletismo. Para saber mais acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X