Em um dia de muita chuva, o alemão Jan Frodeno confirmou as expectativas e, competindo no seu país natal, venceu o Tri Battle Royale. Considerado como o maior de todos os tempos, Frodeno não só venceu o duelo contra o canadense Lionel Sanders como também estabeleceu a melhor marca da história para a distância Ironman: 7:27:53. Sanders cumpriu bem seu papel e completou os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida em 7:43:32, estabelecendo sua melhor marca pessoal apesar de sofrer muito no fim de prova.
Realizada em Allgäu, no sul da Alemanha, a prova colocou dois dos melhores atletas da atualidade em triathlon de longa distância em um duelo que mudou o formato como vemos o esporte. Uma cobertura digna de grandes eventos esportivos, com patrocinadores fortes, transmissão ao vivo e ampla divulgação mostraram que o triathlon é um esporte extremamente valioso e pode render ótimos retornos aos anunciantes.
Entenda como essa história toda começou.
Como era esperado, Frodeno largou na frente e dominou o percurso de natação abrindo quase cinco minutos de diferença para Sanders. O alemão marcou 45:58 no parcial dos 3.8 km de natação, enquanto Sanders encerrou a primeira etapa com 50:59. Apesar da distância, o canadense conseguiu colocar um de seus melhores ritmos na natação.
Sem segurar o ritmo, Frodeno seguia ampliando a vantagem e as chances de quebra de recorde mundial. Com um pedal insano, o melhor de sua carreira, o alemão fechou os 180 km em 3:55:22, para incríveis 45,9km/h de média. Sanders também teve um parcial impressionante de pedal e entregou a bike com cerca de 4 horas cravadas.
Na corrida era questão de tempo para o recorde cair. Porém, ainda na primeira volta, Frodeno escorregou no tapete e acabou caindo. Susto! Após algumas passadas mais doloridas, o alemão retornou ao pace e conseguiu superar as dores da queda. Mesmo sofrendo, especialmente ao final, Frodeno completou o percurso em 7:27:53, para a alegria do público local.
“Isso foi tão difícil, isso foi tão inacreditavelmente difícil. Não faço um IRONMAN há 2 anos e correr como um 70.3 foi um erro no início. Estava frio, estava chuvoso. Eu estou quebrado agora”, disse Frodeno após completar a prova
Em seguida, o alemão esperou seu adversário. Sanders fechou a prova em 7:43:32! Ao final, os dois se abraçaram e trocaram algumas palavras.
“Foi uma honra ser convidado para este evento. Colocamos isso como uma batalha, mas eu sempre soube que Jan estava indo para um recorde mundial. Essa é a oportunidade de uma vida inteira para enfrentar literalmente o seu herói. É algo que nunca esquecerei pelo resto da minha vida.”, falou Sanders.