Nascido em 5 de maio de 1964, em São Paulo, Gilberto Figueiredo Rodrigues, conhecido carinhosamente por Gilberto Pertuti vive em Campinas, no interior paulista há 55 anos.
A decisão de começar a correr deu-se aos 28 anos, quando tomou gosto pelo esporte e tornou-se ultramaratonista em provas de 100 km e nos percursos de 24 e 48 horas. Numa dessas oportunidades em provas de longas distâncias, Gilberto Pertuti conquistou o título de campeão na prova de 24 horas no Rio de Janeiro, percorrendo 205 km.
Com dedicação e um amor incondicional às corridas de rua, Pertuti acumulou títulos no decorrer dos anos com marcas incríveis, como: 3 hora e 3 minutos em maratona com 61 anos de idade, 17 horas e 50 minutos nos 5 km, 38 minutos nos 10 km e 1 hora e 23 minutos nos 21 km. Em sua galeria já somam mais de 350 troféus e 1000 medalhas.
Para os amigos e atletas da faixa dos 60+, Pertuti é reconhecido como ‘terror’ dos 60 anos, já que conquista títulos em sua categoria em praticamente todas as provas disputadas na região de Piracicaba, de Campinas e fora do estado de São Paulo.
E como a idade não é fator limitante para esse atleta, a meta é chegar ao final de 2025 com um objetivo atingido: participação em 20 maratonas e, se possível, quebrar ‘RP’ com o tempo de 2 horas e 55 minutos.
Para Gilberto Pertuti, a determinação é fundamental para ser competitivo e buscar o pódio. “Não tenho tempo para brincadeiras, levo a corrida muito a sério.”- disse o atleta.
Exemplo para os mais jovens
Hoje com 61 anos, Pertuti está no auge da competitividade com boas performances em provas de 5 km , 10 km, 15 km, 21 km e 42 km.
O seu cronograma de treinamento diário inclui, em média, de 18 a 23 km, reservando sábados e domingos para descansos e competições oficiais. Neste ano, a previsão é de participe de 55 provas, sendo a maioria de 5 km.
Em seu currículo, além das provas em território brasileiro, o atleta percorreu países da Europa como Espanha e França e localidades nas Américas, como México e Argentina.
Conquista histórica
No ano de 1991, o atleta percorreu 800 km no trajeto entre os municípios de Campinas (SP) à Brasília (DF) , quando criou o “SOS Atleta” para falar com o então presidente da república, Fernando Collor de Melo, que o apelidou de “The Flash”.
Fé em Deus
“Creio em Deus e tenho muita fé nele. Aconselho que os atletas tenham três pilares em suas vidas: Fé em Deus, sorte e garra. Sigam em frente com fé, coragem e força para alcançar os objetivos da vida.” – finaliza Gilberto Pertuti.
@gilbertopertuti
Redação Assessoria de Imprensa Chelso Sports
Jornalista Edilson Rodrigues de Morais
(19) 99706.1570 – www.chelso.com.br