Mais de 25 mil atletas estarão alinhados neste domingo (26 de setembro) para a largada da Maratona de Berlim. Centro das atenções do atletismo mundial, a prova alemã será a primeira Major neste retorno das grandes corridas e a expectativa criada em torno da competição é enorme. Com início às 4h15 (horário do Brasil), a Maratona de Berlim terá transmissão ao vivo pelo Sportv 3 com chances reais de boas marcas, especialmente do etíope Kenenisa Bekele.
Fique por dentro de todas as notícias e dicas de treinamento no blog da Chelso
Maratona de Berlim
Berlim é reconhecida por seu percurso plano e rápido, e escolhida por muitos atletas para quebras de marcas pessoais. Em 2018, Eliud Kipchoge estabeleceu a melhor marca nos 42 km ao completar a prova em 2h01m39s, tempo que figura até hoje como recorde mundial da distância.
No entanto, Kenenisa já provou que o recorde não está tão longe de ser batido. No ano seguinte, o etíope ficou apenas dois segundos do recorde: 2h01m41s, novamente em Berlim. Em 2021, após um longo tempo de espera, o etíope já avisou que vai em busca do tempo de Eliud.
“Estou ansioso para a prova e todo meu treinamento foi tendo em mente o recorde mundial. Estou fazendo de tudo para garantir que minha preparação seja perfeita para esta conquista. Na época não estava claro se eu poderia correr tão rápido. Desta vez tenho mais confiança e farei o meu melhor”, disse Bekele.
Confira nosso calendário de provas presenciais
Ver essa foto no Instagram
Além de Kenenisa, a elite masculina conta ainda com os etíopes Guye Adola (2h03m36s) e Olika Adunga (2h06m15s), que podem fazer frente na busca pelo título.
Na elite feminina a prova promete uma boa disputa. Hiwot Gebrekidan é a atual líder do ranking mundial em 2021 com vitória na Maratona de Milão – 2h19m35s. Outra etíope que pode fazer bonito é Shure Demise. Além delas, a etíope Fancy Chemutai está entre as favoritas.
Ver essa foto no Instagram