No domingo, dia 21 de setembro, a capital Berlim vai estar tomada por atletas profissionais e amadores de várias partes do mundo que se reúnem para desafiar seus limites nos 42.195 km da Maratona de Berlim.
Com sua mistura da rica história e da modernidade, os atletas percorrem os principais cartões postais da capital da Alemanha e de seus cenários inspiradores de uma das provas mais famosas do mundo, disputada desde o ano de 1974.
Com pista plana e rápida, a Maratona de Berlim garante uma boa experiência aos participantes de todos os níveis técnicos, uma vez que os corredores são colocados em quatro ondas de largada, divididos por seus tempos estimados de chegada.
Além disso, o percurso é bem abastecido com postos de auxílio que oferecem água e outros refrescos para garantir que os corredores estejam bem hidratados e abastecidos.
Após a linha de chegada, há uma série de atividades para que os participantes possam comemorar suas conquistas. A maratona Berlin 2025 oferece um jantar de comemoração após a corrida, além de sessões de fotos e do acesso a eventos organizados por corredores de maratona experientes.
Quem são os grandes nomes confirmados?
No pelotão masculino um dos destaques da prova é o queniano Sebastian Save, de 29 anos. Ele completou a Maratona de Valência em 2024 com o tempo de 2:02:05.
O etíope Milkesa Mengesha, de 25 anos, retorna a Berlim depois de uma vitória espetacular em 2024, onde cravou seu recorde pessoal de 2:03:17.
O tanzaniano Gabriel Geay, de 28 anos, também estará na linha de largada. Ele foi o segundo colocado em Valência 2022, com um tempo de 2:03:00, e já mostrou sua força ao vencer a Maratona de Daegu, na Coreia do Sul, em fevereiro deste ano, com 2:05:20.
Entre as mulheres, a disputa promete ser igualmente emocionante.
A queniana Rosemary Wanjiru é um dos grandes nomes. Ela foi vice-campeã em Berlim 2022, em sua estreia na distância, com um tempo de 2:18:00. Rosemary também brilhou ao vencer a Maratona de Tóquio em 2023 e garantiu o segundo lugar na capital japonesa em 2024, com seu recorde pessoal de 2:16:14.
A etíope Degitu Azimeraw, de 24 anos, também está confirmada. Ela já provou sua consistência ao ser a segunda colocada em Londres 2021, com 2:17:58.
Completando a lista inicial de elite feminina, a etíope Mestawut Fikir, de 25 anos, fez uma estreia vitoriosa na Maratona de Paris e, no ano passado, conquistou o segundo lugar em Berlim, com 2:18:48.
Pesquisas: https://www.bmw-berlin-marathon.com/en/
Crédito foto: www.pexels.com/EddsonLens