Quase 11.000 corredores de 82 países confirmaram participação na Maratona de Sevilha 2022, na Espanha, que acontece neste domingo, 20 de fevereiro. A prova espanhola é uma das mais importantes da Europa e atrai muitos atletas de elite para o pelotão de largada. Nesta edição, os destaques são os etíopes Dadi Gemeda (2h05m41s) e Alemu Megertu (2h21m10s), ambos com os melhores tempos entre os inscritos.
No total, são onze atletas na Elite Feminina abaixo de 2h28, enquanto na Elite Masculina são 20 atletas abaixo de 2h08. A expectativa para a edição deste ano é por quebra de recordes, estabelecidos na edição 2020 por Juliet Chekwel com 2h23m13s e Mekuant Ayenew Gebre com 2h04m46s.
No Feminino, serão 47 atletas que compõem o grupo de corredores de elite na categoria, incluindo 11 mulheres que já sabem o que significa correr menos de 2 horas e 28 minutos. Quatro participantes têm marca pessoal melhor do que o recorde do evento sevilhano. As quatro etíopes são Alemu Megertu (2h21m10s), Sintayehu Lewetegn Hailemichael (2h22m45s), Sisay Meseret Gola (2h24m09s) e Yeshi Kalayu Chekole (2h24m28s). Destaque também para a estreia de Asnakesh Awoke, nova atleta etíope que estreia na distância e tem o recorde pessoal de meia maratona de 1h07m04s.
Na Elite Masculino, 20 atletas que estarão na linha de largada da Maratona de Sevilha 2022 tem maratona para baixo de 2h08m. Atletas do porte de Ghirmay Ghebreslassie, campeão mundial de maratona em 2015, vencedor da Maratona de Nova York em 2016 e quarto nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Dadi Yami Gemeda, com 2h05m41s, Regasa Mndaye Bejiga, o marroquino Mohamed Ziani e o eritreu Merhawi Kesete, estão entre os favoritos.
Saiba mais sobre o nosso calendário de provas presenciais.
Brasileiros na Maratona de Sevilha 2022
Entre os brasileiros, serão nove atletas de elite no evento. Adriana Aparecida da Silva, Valedilene Dos Santos Da Silva, Andreia Aparecida Hessel e Rosiane Xavier Dos Santos estão escaladas no pelotão feminino e Paulo Paula, Justino Pedro Da Silva, Wellington Bezerra da Silva, Edson Amaro Arruda Santos e Flavio Henrique De Guimarães largam no pelotão de elite masculino.
“A Maratona de Sevilha está mais forte do que nunca, consolidada como uma das mais rápidas da Europa, o que fez com que o número de atletas de elite ultrapasse os 170. Esta projeção internacional é consequência da capacidade de Sevilha para organizar grandes eventos. Ingredientes que representam as melhores condições possíveis para que participantes de todos os tipos de perfis venham e obtenham suas melhores marcas”, falou David Guevara, integrante da organização do evento.
Ver essa foto no Instagram
A Chelso também está no Youtube. Se inscreva no nosso canal e acompanhe todas as novidades do mundo dos esportes por lá.
Aproveite e siga a Chelso Sports no Instagram, acompanhe todas as informações sobre nosso calendário de provas e dicas de treinamentos e provas.