A Abbott World Marathon anunciou nesta semana que a TCS Maratona de Sydney apresentada pela Asics se juntará ao seleto grupo de Majors em 2025, se tornando assim, a sétima maratona da série Abbott World Marathon Majors. A próxima edição da corrida australiana acontece em 31 de agosto de 2025, já oficialmente como uma Major Marathon.
Desta forma, a Maratona de Sydnei que é a maior da Oceania com recorde de 20.272 finalistas na edição 2024, que aconteceu no dia 15 de setembro e se junta as maratonas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York.
Sydney fará parte da jornada em direção ao próximo marco Major, a nova medalha Nine Star, que começará quando mais duas corridas forem adicionadas à série; no entanto, os finalistas de Sydney podem começar a contar a corrida de 2025 para sua Nine Star.
Wayne Larden, diretor de prova da Maratona de Sydney, disse que se tornar a sétima Abbott World Marathon é simplesmente incrível para o evento, a cidade de Sydney e o estado de New South Wales.
“Não poderíamos ter alcançado o incrível crescimento e elevação na entrega para chegar às Majors se não fosse pelo apoio do governo de NSW e Destination NSW, além de nossos principais parceiros TCS e Asics. Nossa equipe é de primeira linha e trabalhou muito para fazer isso acontecer. É realmente especial para todos nós.” – disse o diretor da prova australiana.
O atual programa Six Star permanecerá em vigor para corredores que se esforçam para completar as seis corridas originais da Abbott World Marathon Major. A AbbottWMM se comprometeu a manter a medalha Six Star, que continuará a ser concedida por essa conquista incrível, mesmo quando a medalha Nine Star estiver disponível.
Para ajudar a comemorar a jornada e as conquistas de cada corredor, a AbbottWMM também introduziu uma moeda comemorativa para cada corrida e Sydney agora tem uma. Expositores personalizados podem ser adquiridos para exibir as conquistas do corredor de duas a sete corridas.
Os critérios usados para avaliar os candidatos no processo de avaliação atual incluem todos os aspectos da experiência do corredor, da Expo ao percurso da corrida, o padrão dos atletas de elite recrutados, todos os procedimentos operacionais, padrões de segurança e muito mais. A corrida mais recente a ser admitida na série foi a Maratona de Tóquio em 2013.
As próximas candidatas a Majors
A Maratona Sanlam Cape Town e a Maratona de Xangai, que estão atualmente no processo de candidatura, podem se juntar às Majors já em 2026 e 2027, respectivamente, caso passem por dois anos de avaliações.
Fonte:
https://webrun.com.br/maratona-de-sydney-se-junta-ao-grupo-de-majors-em-2025/