Conectando pessoas através do esporte

Entre os corredores e até mesmo os triatletas, a cadência é muito discutida quando o assunto é alta performance. Por muito tempo, acreditava-se que a cadência perfeita entre os corredores de elite seria de ‘’180, mas essa teoria caiu por terra pelos inúmeros vieses que a cadência apresenta, O mais comum seria a velocidade que esses atletas alcançam em PROVA, ou que seria apenas uma expressão da força desses atletas em competição. Mas, afinal, o que é cadência?

É o número de vezes em que o atleta realiza uma contração de ação específica, a sucessão de movimentos, o ritmo. Na corrida, por exemplo, é o número de vezes em que o pé é levado ao chão para realizar o movimento.

Mas em que casos é necessário aumentar a cadência? Pensando na corrida, é entendido pelos atletas mais experientes e pela ciência que, quanto maior a cadência, menor é a distribuição de impacto gerada e distribuída através das nossas estruturas ósseas. A justificativa é que quanto maior a cadência, maior é o nosso tempo na fase aérea da corrida.

+ Já conhece nosso calendário de desafios? Acesse aqui.

Pensando em aumentar a cadência deixo aqui 3 ótimas dicas:

  • Levantar levemente o joelho: Durante a corrida, além de automaticamente aumentar a cadência, essa técnica pode reduzir muito a produção de impacto, evitando lesões muito comuns como a canelite.
  • Treinos Fartlek: Treinos rápidos de tiro aumentam a potência da corrida, o que pode ocasionar, na maioria das vezes, um aumento de cadência quando necessária, sem que haja prejuízos ao corredor.
  • Educativos: Caindo em uma veia mais técnica, os educativos podem ser um poderoso aliado quando o assunto é cadência e passada. Existem exercícios específicos que podem ser feitos para aperfeiçoar essas capacidades, se necessário.

Conclui-se, então, que a cadência é uma capacidade que pode ser desenvolvida para amenizar os efeitos nocivos da corrida e para melhorar a performance, mas também pode não ser necessária caso a qualidade da corrida já esteja equilibrada. É importante a presença de um Profissional de Educação Física para avaliar e auxilia-lo nessas questões, procure-o.

E aí, já sabia o que era cadência? Bons treinos! Curtiu o assunto? Então siga o Urys Ferraz no Instagram

Leia mais matérias sobre dicas no Blog da Chelso

Casio lança G-SHOCK com monitor de frequência cardíaca e funcionalidade GPS que pode ser carregado por energia solar

3 dicas para ter mais fôlego na corrida

Dicas para evitar lesões durante longões

Ferramenta Mind Uplifter vai mapear impacto do esporte na mente de praticantes

Compartilhe
Urys Guilherme

Urys Guilherme é formado em educação física (CREF 155455-G), especialista em exercício físicom preventivo e corredor. Para conhecer mais seu trabalho acesse o INSTAGRAM.

Deixe uma resposta

X