Se você está dando os primeiros passos no mundo da corrida, pode ser tentador querer acelerar o ritmo logo de início.
No entanto, correr devagar pode ser a chave para um progresso mais seguro e saudável, além de ajudar a evitar lesões, principalmente para iniciantes.
Conversamos com dois treinadores especialistas em corrida para entender melhor o assunto.
Benefícios físicos e mentais
Correr em um ritmo mais lento, quando se é iniciante, pode ajudar o corpo a responder melhor à corrida. “Um dos pontos fundamentais, de começar correndo leve, é gerar uma melhor adaptação neuromuscular e articular, você está preparando o seu corpo para correr distância maiores e com mais velocidade no futuro, diminuindo também o risco de lesões”, explica o treinador Tiago Mecabo.
Além dos benefícios físicos, o treinador de corrida Nelson Evêncio explica que, geralmente, iniciantes não têm a base necessária para sustentar altas intensidades, então é preciso manter um ritmo confortável para de fato conseguir correr: “Começar devagar permite que você se poupe de exageros e termine suas corridas com uma sensação positiva. Dessa forma, a corrida não se torna algo sofrido, você define metas alcançáveis e vai evoluindo com o tempo”.
“Começar devagar é gerar melhores adaptações, tornando a corrida mais motivante e prazeroso” reforça Mecabo.
Conheça os principais motivos de começar correndo num ritmo mais leve:
Prevenção de lesões: isso porque o corpo se adapta gradualmente ao impacto da corrida, reduzindo o risco de lesões musculares, articulares e ósseas. E você tem mais tempo para fortalecer os músculos e ossos, além de desenvolver a técnica de corrida de forma mais segura.
Melhora da resistência cardiovascular: correr em um ritmo mais lento ajuda a fortalecer o coração e os pulmões, melhorando a capacidade do corpo de transportar oxigênio para os músculos. Isso é fundamental para aumentar a resistência e a capacidade de realizar atividades físicas por períodos mais longos.
Melhora da postura e da coordenação: o ritmo inicialmente mais leve é importante para que você preste mais atenção à sua postura e à sua técnica de corrida, o que pode ajudar a melhorar a coordenação motora e a corrida como um todo.
Crédito foto: pexels.com/ Ketut Subiyanto
Fonte de informações: webrun.com.br