Para participar de uma das sete Majors, o atleta precisa entender que existem diferentes métodos e critérios para garantir sua presença, entre eles: qualificação por tempo, vagas destinadas à caridade e sorteios.
A qualificação por tempo é o método tradicional e conhecido por seus rígidos requisitos de tempo. É preciso alcançar determinadas marcas em outras provas oficiais. Em geral, cada Majors define seus próprios tempos de corte, o que pode variar por faixas de idade e por sexo.
Nos casos de sorteios, eles acontecem com antecedência da prova e são as formas mais comuns e democráticas para garantir a participação daqueles que não atingem os índices exigidos.
Outra possibilidade são as vagas de caridade, onde corredores de todo o mundo se comprometem a levantar fundos para causas específicas. Essa é uma excelente maneira de participar e ainda contribuir socialmente através do seu esforço na corrida.
Uma outra maneira de fazer história numa das edições das Majors é através de pacotes especiais de viagens com agências especializadas que oferecem pacotes completos e a inclusão das vagas nessas provas.
Quais são as Majors?
Tóquio – Criada em 2007, oferece um trajeto que mescla tradição e modernidade. Acontece no mês de março.
Boston – Inaugurada em 1897 é a mais antiga do circuito. O evento ocorre em abril.
Londres – A prova combina a atmosfera festiva de um belo percurso pelos cartões-postais da capital. Normalmente realizada em abril.
Sidney – É a mais nova Majors do circuito. Fez sua estreia em agosto de 2025.
Berlim – A mais famosa por seu percurso rápido e plano. Realizada anualmente em setembro.
Chicago – Realizada no mês de outubro, é conhecida por um cenário urbano e plano.
Nova York – É a maior do mundo em termos de participantes e de público. Acontece sempre no primeiro domingo de novembro.
Crédito foto: pexels.com/eddsonlens