Quenianos e etíope foram os destaques das Maratonas de Chicago e Boston, realizadas neste domingo (10) e segunda-feira (11), respectivamente. Ruth Chepngetich, do Quênia, e Seifu Tura, da Etiópia, venceram a prova de Chicago, enquanto os quenianos Benson Kipruto e Diana Kipyogeu levaram a tradicional corrida em Boston, que completou 125 edições.
Em um dia bastante quente e úmido, a Maratona de Chicago reuniu 26 mil corredores na terceira World Marathon Major do ano. Com 2h06m12s, o etíope Seifu Tura completou os 42.195 metros com pouco mais de 20s de vantagem sobre o vice-campeão, o americano Galen Rupp, campeão da prova em 2017. Eric Kiptanui, do Quênia, completou o pódio.
View this post on Instagram
Na prova Feminina, novamente deu Quênia no lugar mais alto do pódio. Campeã mundial de Maratona em 2019, Rute Chepngetich confirmou o favoritismo com 2h22m31s. Em segundo lugar ficou a americana Emma Bates e em terceiro sua compatriota Sara Hall.
“A corrida foi boa, mas difícil. Correr sozinha não é fácil. Eu apenas me concentrei e acreditei em mim mesma”, disse a campeã.
Maratona de Boston
Com um calendário bem apertado devido ao adiamento de muitas provas, a quarta World Marathon Major ocorreu um dia depois, na segunda-feira. A Maratona de Boston, a mais tradicional do mundo, reuniu quase 16 mil corredores em sua 125ª edição.
Os quenianos Benson Kipruto e Diana Kipyogei foram os campeões da prova. Na versão masculina, Kipruto venceu com 2h09m51s, seguido pelos etíopes Lemi Berhanu (2º) e Jemal Yimer (3º). Entre as mulheres, Diana Kipyogei levou o título com 2h24m45s, enquanto as quenianas Edna Kiplagat, vice-campeã, e Mary Ngugi, terceira colocada, completaram o pódio.
Confira nosso calendário de provas presenciais
Shalane Flanagan completa as duas maratonas e segue firme no desafio
Que acompanha o Blog da Chelso está por dentro do desafio da americana Shalane Flanagan: completar seis maratonas em apenas 42 dias. Todas abaixo de 3h.
Nos últimos dias, a maratonista teve o maior desafio até o momento, com duas provas bem próximas. Mesmo com deslocamento, enfrentando um dia úmido em Chicago e o desafiador percurso de Boston, Shalane conseguiu fechar as duas maratonas em menos de 3h: 2h46m39s em Chicago e 2h40m34s em Boston.
View this post on Instagram
O próximo compromisso da atleta será em Portland, no dia 17 de outubro. A última maratona será em Nova York, no dia 7 de novembro.
Fique por dentro de todas as notícias no blog da Chelso
Com informações de AFP e Reuters