A holandesa Sifan Hassan, de 28 anos, quebrou neste domingo (6 de junho) o recorde mundial dos 10.000 metros, prova mais longa disputada em estádio no Atletismo, com 29min06s82. Ela, que nasceu na Etiópia, conseguiu a façanha durante a 40ª edição do FBK Games, meeting do World Athletics Continental Tour Gold, realizado no estádio Fanny Blankers-Koen, em Hengelo, na Holanda.
Atleta naturalizada, Sifan Hassan correu o tempo todo no ritmo do recorde mundial, tanto que na passagem de 5.000 metros ela registrou 14min38s75.
“Bater este recorde mundial aqui hoje em Hengelo é algo com que eu sonhava. É a confirmação perfeita do trabalho árduo que colocamos nos preparativos para Tóquio. Estou muito feliz em compartilhar esse recorde na frente dos meus fãs holandeses”, disse a nova recordista mundial.
+Acompanhe nosso calendário de provas virtuais
A antiga marca pertencia à etíope Almaz Ayan, com tempo de 29min17s45, estabelecidos nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Desta forma, a holandesa superou a marca anterior em mais de dez segundos, o que torna seu feito ainda mais extraordinário.
Sifan Hassan tem ainda o recorde mundial de uma milha, com 4min12s33, além de vários recordes europeus e nacionais. A holandesa é franca favorita à medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, que serão disputados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto.