Os pés são a base do nosso corpo, são a base para um bom funcionamento da coluna e para uma boa execução dos movimentos corporais. Pés e tornozelos estáveis nos leva a uma pisada mais estável o que reduz riscos de lesões e quedas. Por isso é necessário dar atenção a eles diariamente principalmente se você é um corredor.
+ Veja mais notícias sobre esportes no Blog da Chelso
Antes de sair colocar o tênis e sair correndo fique atento a alguns cuidados com os pés:
- Escolha do tênis: para correr você não precisa ter o tênis mais caro do mercado, porem ele precisa ser confortável e que você se sinta bem com ele. Além disso preste atenção se o tênis não é muito pesado e principalmente, se ele não fica muito justo no pé. Para corredores de longa distância o ideal é usar um número maior do que o habitual, pois durante a corrida os pés tendem a inchar um pouco.
- Meias: para evitar que o atrito machuque os pés (podendo até formar bolhas), escolha meias próprias para a corrida, pois elas são feitas de material sintético assim mantém os pés mais secos e evita que o acúmulo de suor cause bolhas, assaduras, calosidades e pontos de atrito nos pés.
- Unhas aparadas: unhas dos pés compridas além de incomodar durante a corrida, podem provocar feridas. Caso o corredor seja diabético o cuidado deve ser redobrado, por isso faça um acompanhamento com um podólogo.
- Umidade: Principalmente nos dias quentes os pés ficam mais úmidos devido à transpiração ou até mesmo pela água utilizada para refrescar o corpo. Assim após o treino deixe o tênis secar e após o banho seque muito bem os pés.
Exercícios diários
- Mantenha sempre o alinhamento de pés, joelhos e quadril; Concentre-se em iniciar o movimento sugando o abdômen e mantendo sua coluna alinhada; Empurre o chão elevando os calcanhares mas mantendo o alinhamento dos pés. Comece com movimentos lentos para que seu corpo assimile quais músculos você quer acionar. Conforme vai progredindo pode aumentar a velocidade, porém nunca sem se manter concentrado na correta execução.
- Inicie na mesma posição inicial do exercício anterior; suba os dedões dos pés e mantenha os demais dedos apoiados no chão, mantendo toda a sola dos pés apoiadas, eleve os dedos e apoie os dedões no chão, intercale os movimentos, conforme for controlando o movimento aumente a velocidade.
- Utilizando um elástico largo (pode ser de cabelo desde que tenha uma boa firmeza). Sentado mantendo o alinhamento de pés, joelhos e quadril. Posicione o elástico ao redor dos dedões e apoie os pés mantendo-os sem tensão; arraste os pés abrindo o elástico. Deixe-os com tensão; suba todos os dedos mantendo o elástico tensionado; apoie os dedos no chão novamente. O elástico continua tensionado. Relaxe tirando toda a tensão do elástico. Lembrando de manter abdômen e glúteos sempre ativos durante a execução.
Acompanhe os vídeos com dicas e todas as informações sobre as nossas provas
Exercícios pós-corrida par cuidados com os pés
- Utilizando uma garrafinha de água congelada. Sentado mantendo uma boa postura de tronco e cabeça, coloque os pés apoiados na garrafa e pressione contraindo o abdômen. Comece a deslizar os pés sobre a superfície do objeto para frente e para trás continuamente.
- Utilizando uma bolinha de tênis, em pé coloque a bolinha na parte anterior do pé (dedos e metatarsos) mantendo o outro pé um pouco afastado. Com o joelho levemente flexionado faça a transferência do peso do corpo para frente pressionando a bolinha depois transfira o peso para o pé de trás criando um movimento de balanço. Altere a posição da bolinha para o meio do pé e repita o balanço. Por último coloque a bolinha no calcanhar e realize o balanço. Troque o pé.
Diariamente verifique como estão as unhas, a pele e o estado geral dos seus pés. E mesmo seguindo as dicas de cuidados com os pés, converse sempre com o seu treinador e com um podólogo para que nada atrapalhe sua evolução nos treinos.