A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia. Nesse post você vai conhecer os benefícios da corrida de rua.
Quem Pode Fazer?
A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional. Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.
Benefícios da Corrida de rua
Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida:
- reduz o peso corporal
- melhora o nível de colesterol
- aumenta a capacidade cardiorrespiratória
- reduz os riscos de infarto
- aumenta a massa muscular
- reduz a variação da pressão arterial de repouso
- ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
- melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
- melhora a qualidade do sono
- estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
- melhora a auto-estima
- aumenta o condicionamento físico
- proporciona sensação de bem-estar
- diminui o estresse e melhora a depressão
- aumenta a eficiência do metabolismo
Antes da Corrida
É muito importante que se façam alongamentos, para evitar lesões. O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).
Para não correr o risco de sentir fome na hora da corrida, coma uma fruta (banana, maçã ou mamão são ideais) 15 minutos antes do treino. Não coma alimentos pesados e de difícil digestão.
Use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.
Duração do Exercício
O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.
Depois da Corrida
Após a corrida, também é importante que se façam alongamentos, para evitar lesões. Além disso, deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.
Gostou desse post? Então aproveita para assistir também ao vídeo que o Gui fez sobre o assunto em nosso canal do Youtube!