O corpo da mulher passa por muitas alterações durante os três trimestres da gestação: mudanças fisiológicas em muitos órgãos e sistemas do corpo da mãe para permitir o fornecimento de nutrientes apropriados ao feto e a remoção de metabólitos e mudanças estruturais para acomodar e abrigar o feto. Nesse post escrito pela educadora física Joselia Doimo, vamos falar sobre a prática de exercícios para gestantes e se pode ou não pode treinar durante a gravidez
Para a maioria das gestantes, o exercício físico é uma escolha saudável que melhor permite o corpo adaptar-se as mudanças corporais necessárias. O exercício também pode promover uma auto imagem positiva e uma expectativa mental para aliviar o estresse psicológico da gravidez.
Antigamente, achava-se que o exercício para gestantes não era bom nem para a mãe nem para o bebê, porém hoje em dia a opinião dos médicos mudou, muitos estão incentivando as gestantes normais e as de baixo risco a se movimentarem regularmente durante a gestação e recomeçar o exercício logo após o parto.
Na ausência de complicações as gestantes podem continuar a pratica de exercícios. As mulheres que conseguiram um bom nível de aptidão cardiovascular antes da gestação podem manter com segurança esse nível durante e após a gravidez.
Dependendo das necessidades individuais e das alterações fisiológicas as gestantes podem ter que alterar seus programas de treinamento para atividades mais especificas para a gestação.
Caminhada/Corrida
Por ser uma atividade simples muitas gestantes são adeptas as caminhadas durante os 9 meses, até por ser uma atividade de baixo impacto e quase nenhum risco, pois, para a sua pratica é somente necessário roupas confortáveis e um bom par de tênis.
Os benefícios da caminhada são inúmeros, mas os mais importantes são:
- Fortalecimento das pernas e da região abdominal;
- Auxilia na manutenção de uma boa postura;
- Ajuda a sustentar melhor o peso do bebê;
- Auxilia na circulação sanguínea.
Caso a futura mamãe já era corredora antes da gestação havendo a liberação medica ela pode continuar os treinos, porém se a gestante não praticada corrida antes da gravidez o ideal é esperar o parto para iniciar nas corridas.
Hidroginástica
Exercícios para gestantes na agua, além de proporcionar um bem-estar tanto na mãe como no bebê, ainda reduz o estresse térmico, mantendo a temperatura da futura mãe dentro de níveis mais seguros para o feto, e reduz a pressão sanguínea e a frequência cardíaca. A flutuabilidade da agua alivia o peso da gravidez, tornando o exercício uma opção mais confortável.
A água também reduz o perigo de pulos e trepidações. Os seus efeitos de amortecimento e refrescância tornam a hidroginástica uma ótima opção para as gestantes.
A hidroginástica por minimizar os efeitos perigosos do esforço na gestação traz os seguintes benefícios:
- Melhora da circulação e aumento da forca muscular;
- Previne dor lombar e redução do desequilíbrio muscular;
- Alivia o desconforto e a imobilidade de articulações inchadas;
- Auxilia a gestante a se sentir bem e a mover-se com melhor agilidade.
Pilates
A prática do Método Pilates tem se mostrado eficaz no combate de limitações observadas no período gestacional além de, depois do nascimento se a musculatura abdominal da mãe estiver bem treinada, ela se recuperará mais rapidamente, além disso, o trabalho de respiração que também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.
O Método Pilates, por ser uma atividade de baixo impacto traz várias vantagens como:
- Reforça os músculos que compõem a parede abdominal;
- Previne a diástase do reto abdominal;
- Diminuição da curva lombar (acentuada pelo aumento da dimensão e o peso).
- Melhora o retorno venoso;
- Proporciona os nascimentos mais curtos (partos normais), menos cesarianas.
- Melhor consciência corporal, ajudando a ativação dos músculos na hora do parto.
Treinamento Funcional
Exercícios para gestantes são muito importantes, principalmente os que fortalecem os músculos que sustentam a coluna para manter a boa postura da gestante e evitar dores futuras.
A gestante deve se movimentar mas com orientação pois a cada trimestre da gestação as necessidades tanto da mãe quanto da criança vão alterando mas os benefícios só aumentam:
- Exercícios resistidos auxiliam na prevenção de lesões nas articulações;
- Mantem a mobilidade e o alongamento;
- Melhora do condicionamento cardiorrespiratório.
Yoga
A Yoga pode ser considerada uma filosofia que não incluí somente a prática física, mas também normas e condutas que devem ser seguidas diariamente. A pratica dos Asanas (posturas) tem como objetivo preparar o corpo para os Pranayamas (exercícios respiratórios) para chegar a meditação. É partir do corpo denso (corpo físico) para o corpo sutil (mente).
A pratica de Yoga é indicada principalmente para as gestantes ansiosas ou com dificuldades para dormir.
Contraindicações para a prática de exercícios para gestantes
Apesar de tudo que citamos acima, em alguns casos o exercícío físico durante a gestação não é recomentado, sendo alguns deles:
- Hipertensão induzida pela gravidez;
- Desconforto;
- Trabalho de parto adiantado nesta ou em outra gravidez;
- Colo do útero fraco;
- Sangramento persistente no segundo ou terceiro trimestre;
- Retardo no crescimento intra-uterino.
Lembrando que para a prática de qualquer atividade deve-se ter a liberação do obstetra principalmente no primeiro trimestre.
Mas para que a mulher possa usufruir desses benefícios é importante que tenha o acompanhamento de profissionais qualificados e com conhecimentos específicos assim a prática se torna mais eficiente e proporcione bons resultados para a gestante durante e após o parto.
Gostou das nossas dicas de exercícios para gestantes? Compartilha esse post com uma gravidinha que também precisa se exercitar!